Reencontro do Voluntariado mobiliza estudantes, educadores e ex-alunos

Na última sexta-feira, 17, foi dada a largada para o 4º  ano do Voluntariado do Colégio Marista Graças, um dos projetos da Pastoral Escolar.

Coordenado pelos educadores Luiz Selbach e Ralph Schibelbein, o programa reúne estudantes do 9º ano EF ao 3º ano EM, além de ex-alunos.  A proposta é trabalhar a formação dos adolescentes, ajudando instituições comunitárias na cidade de Viamão, a partir de questões como direitos humanos, vulnerabilidade social, cidadania, e principalmente a solidariedade.   

Participantes do Voluntariado comemoram o reinício das atividades
 

O primeiro encontro foi um momento de confraternização entre os estudantes e serviu para pensar em caminhos a percorrer durante o ano. Os coordenadores também explicaram como a iniciativa funciona, além de tirar dúvidas e ouvir sugestões. Selbach, coordenador da Pastoral Escolar, destaca a importância no aprendizado e na troca de experiência entre os jovens. “O crescimento deles como seres humanos passa por essas iniciativas”, conclui.

Julia Gomes da Silva, ex-aluna, disse que o projeto transforma o conhecimento dos jovens trabalhando o lado humano. “O voluntariado ajuda não só para o desenvolvimento profissional, mas também ensina como ser uma pessoa melhor a cada dia” destaca.

Para a estudante Renata Silveira, do 9º ano EF, a ideia é conhecer novas pessoas e buscar desafios para a vida, além de abrir o campo de visão. “O mais importante é a construção do saber se colocar no lugar do outro, compreendendo que cada um tem sua própria história”, ressalta. Fernanda Reichert estudante do 1º ano EM, fala em usar o voluntariado para perder sua timidez em se relacionar com as pessoas. “Eu quero perder a minha insegurança e ampliar meu olhar sobre a sociedade”, afirma.  

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.