"Sabores e Saberes" reúne Ciências Humanas e Gastronomia no 1° ano EM

Para aprender mais sobre cultura, as aulas do 1º ano do Ensino Médio uniram gastronomia e dados históricos sobre diversos povos em uma Sequência Didática. Ao partir da reflexão embasada nas Ciências Humanas, o projeto Sabores e Saberes utilizou História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso para criar a relação entre os alimentos e as diferentes culturas, além de preparar pratos que representem diferentes povos.

No último laboratório de aprendizagem, 21 de outubro, a escola recebeu a visita da Nutricionista e Doutoranda em Antropologia na UFRGS Helisa Canfield de Castro que esteve presente para dar uma palestra aos estudantes. Na sequência, em grupos, os jovens produziram vídeos de até 8min apresentando as descobertas. 

Estudantes realizando uma das tarefas do trabalho
 

Para a estudante Cadine Hammarstron a atividade foi diferente e criativa. “Eu achei bem legal, porque foi diferente de tudo o que já vimos. Ela falou da relação dos alimentos com antropologia e a ligação com a cultura de cada país. Um exemplo citado foi a Índia, cuja vaca é um animal sagrado e aqui no Brasil comemos a carne. ”

Passo a passo do exercício da Sequência Didática:

No primeiro momento, cada grupo foi sorteado com um prato típico de um país.

Na segunda parte, a equipe se reuniu e preparou um vídeo que explicasse toda cultura do país determinado, além de preparar um prato típico da região.

Por último, os estudantes apresentaram um vídeo para a turma e debateram as principais dificuldades na realização da tarefa. 

 

Confira os trabalhos abaixo. 

 

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