Criar legendas para filme foi avaliação das turmas do 7º ano EF

Avaliação de língua portuguesa promoveu experiência criativa com os estudantes do 7º ano do EF. A ideia foi analisar como os estudantes compreenderam os conteúdos trabalhados durante o trimestre por meio da criação de legendas para um trecho de filme.

Os estudantes foram divididos em duplas e receberam da professora um dos conteúdos estudados no trimestre. Depois, escolheram o trecho do filme que gostariam de usar e criaram legendas no programa Windows Movie Maker. As mesmas foram adequadas à cena do filme, mas com foco em utilizar aquela cena para explicar o conteúdo escolhido.

Segundo a professora Bruna de Souza, o trabalho serviu para que os estudantes explicassem do seu modo cada conteúdo estudado ao longo do trimestre. “A avaliação foi encarada com muito entusiasmo pelos estudantes, pois juntou os conteúdos com a criatividade e a oportunidade deles criarem um novo artefato”, destaca.

No final cada turma assistiu aos vídeos produzidos pelos colegas para que fosse escolhido por meio de votação o melhor vídeo de cada dupla e os vencedores ganharam o “Oscar de melhor filme”, com direito a premiação e discurso.

Estudantes vencedores com o oscar