#FalaAíEducador apresenta a professora do Anos Iniciais Andressa

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.

Nesta semana é a vez da Andressa, confira!

Nome:

Andressa do Canto

Cargo:

Professora do 2º ano do Ensino Fundamental.

Quanto tempo no Marista Graças:

Iniciei no Ensino Médio como estudante e atualmente estou há sete anos como Professora, na escola.

Como começou na educação?

Minha história na Rede Marista iniciou no Marista Graças como estudante. Depois de formada, fiz o curso de magistério e trabalhei no Colégio CESI por quase dez anos na alfabetização. Logo, surgiu a oportunidade de retornar ao Marista Graças como Professora. Durante esse tempo, também trabalhei com futebol na escolinha do Grêmio Porto Alegrense e no Colégio Marista Vettorello como professora de Educação Física, ministrando aulas para jovens e adultos do EJA.

Qual a sua formação?

Sou formada no curso de Magistério, no Instituto Marista Graças, graduada em Pedagogia pela UFRGS, graduada em Educação Física pela ULBRA, Pós-graduada em Psicomotricidade Escolar pela PUCRS e cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia e Tecnologias da Comunicação e Informação pela UFRGS.

Quem te inspirou para ser professor?

Certamente quem fortaleceu o meu desejo da infância em me tornar professora foram os mestres que conheci na época de colégio. Hoje, alguns ainda se encontram na instituição e são meus colegas, como a professora Rosana e o Cédio.

Um dia inesquecível em sala de aula foi quando?

Todos os dias presencio e compartilho de momentos lindos e inesquecíveis em sala de aula, mas em um ano aconteceu um fato que me marcou muito. O colégio recebeu a ligação da mãe de uma das minhas estudantes, relatando sobre o falecimento do seu esposo e pedindo para que eu entrasse em contato com a filha, pois a menina estava em estado de choque com a perda do pai e só chamava pela professora. Naquele mesmo dia fui ao encontro dela e percebi aí o quanto realmente somos importantes para os estudantes e as famílias que convivemos durante o ano, indo além das atividades de sala de aula.

Partilhe uma dica cultural sobre a sua área:

Livros: Pais Brilhantes Professores Fascinantes e Nunca desista de seus sonhos, de Augusto Cury.

Quando você era criança, qual era o seu sonho?

Desde criança meu sonho foi ser professora. Eu colocava as bonecas uma ao lado das outras, em minha cama, dava um papel e caneta para cada uma e já ministrava aulas para elas.

O que gosta de fazer no tempo livre?

Amo ficar com minha família, curtir meu filho Enzo e conhecer lugares novos.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças:

Valorizem seus pais, digam a eles o quanto os amam e são importantes para você. Aproveitem o tempo no colégio, pois realmente ele o prepara para a vida. O que sou hoje, devo muito aos mestres que aqui encontrei.

Aula de EDucação Física no Marista Vetorello

Educação Infantil no Colégio Marista Graças