#FalaAíEducador apresenta a professora dos AI Lisandra Marques

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.

Nesta semana é a vez da Lisandra Marques, confira!

Nome:
Lisandra Marques

Professora do:
- 2° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Quanto tempo no Marista Graças:
- Desde fevereiro de 2008

Como começou na educação?
- Iniciei minha caminhada na educação em 1991, no Colégio Santa Cecília, uma escola Vicentina. Trabalhei lá por 6 anos, cresci profissionalmente, aprendi e fui muito feliz.
- Outra escola muito querida em que trabalhei, também da Congregação Vicentina, foi o Instituto Santa Luzia por 10 anos.

- Qual a sua formação?
- Sou formada em pedagogia na Uniritter e Pós-Graduada no Curso de Gestão de Educação.

- Quem te inspirou para ser educadora?
- Sem dúvidas a minha família: são todas professoras, cresci rodeada de grandes mestras. Foram elas minhas maiores incentivadoras.
- Eu sempre quis me tornar professora para compartilhar conhecimento ensinando e aprendendo. Meus estudantes me mostram todos os dias, através de suas descobertas, que estou no lugar certo.
- Como já dizia o grande mestre Paulo Freire: “Eu nunca poderei pensar em educação sem amor, é por isso que me considero um educador: acima de tudo porque sinto amor”.

- Um dia inesquecível em sala de aula foi quando...?
- Na minha profissão todos os dias são especiais, pois trabalhar com crianças me permite viver emoções diversas e intensas a todo momento. É difícil citar ou nomear uma situação, pois o dia a dia de um educador é permeado por sensações, descobertas e aprendizagem.
- As crianças me encantam profundamente, elas trazem no olhar, o fascínio pela descoberta.
Quero ensinar as crianças. Elas têm olhos encantados" (Rubem Alves)

- Partilhe uma dica cultural sobre a sua área:
Livro: Pensatas Pedagógicas – Nós e a escola: Agonias e Alegrias - Mário Sergio Cortela
Filme: Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial – Reflexão sobre o papel do educador.

- Quando você era criança, qual era o seu sonho?
- Meu sonho sempre foi ser professora e ter uma família grande (Risos). Acabei me tornando professora e construí uma linda família que amo muito.

- O que gosta de fazer no tempo livre?
- Adoro estar com minha família, reunir os amigos para um bom papo, gosto de festas e amo viajar.
- Adoro ler, assistir documentários, gosto muito de animais, em especial cães e gatos.
- Outra atividade que me identifico bastante é a dança. A música e seus movimentos me trazem flexibilidade, consciência corporal, saúde e felicidade. “Quando danço me sinto livre”.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças:
“Que seu sonho nunca tenha fim, que você nunca perca a capacidade de sorrir, que sua fé seja sempre seu alicerce quando você pensar em desistir.”

Lisandra e seus familiares

Momento com os estudantes do ano passado

- Confira o #FalaAí de outros educadores clicando aqui