#FalaAíEducador apresenta a professora Rosana Hammarströn

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.
 
Nesta semana é a vez da Rosana Hammarströn, confira!
 
 
Nome:
Rosana Flôres Hammarströn.
 
Cargo:
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio.
 
Tempo na Rede Marista? 
Desde 1998. 
 
Como começou na educação? 
Foi quase por acaso. Recém havia iniciado a faculdade de Letras. Uma senhora da minha Comunidade de Igreja foi à minha casa perguntar se eu não queria dar aula. Eu respondi que não poderia, pois estava iniciando a graduação e ela informou-me que não haveria problema. Iniciei, então, aos 19 anos, na Escola Estadual na Vila Orieta, em Viamão, com turmas de sétima e oitava série. 
 
Qual sua formação? 
Letras - Português e Literatura, especialização em Ensino de Gramática e Literatura em abordagem textual e Psicologia nos Processos educacionais. 
 
Quem te inspirou para ser professor? 
Alguns educadores que fizeram a diferença em minha vida, como minha professora Berenice, que ensinava História com uma alegria contagiante, e a professora Ana Maria, de Matemática, que levantou minha autoestima ao dizer que se tivesse uma filha, queria que fosse como eu. 
 
Um dia inesquecível em sala de aula foi quando? 
É muito complicado, para mim, escolher um dia, pois todos os dias em sala de aula são únicos e inesquecíveis.  
 
Partilhe uma dica cultural sobre sua área: 
O estudo da etimologia é interessantíssimo, pois nos proporciona um passeio ímpar por outras áreas do conhecimento. Estudar a origem e a história das palavras permite-nos adentrar mundos e culturas diferentes.  
 
Quando você era criança, qual era seu sonho? 
Sonhava estudar, ter uma boa situação financeira e poder proporcionar aos meus pais uma vida mais tranquila. 
 
O que gosta de fazer no tempo livre? 
No meu tempo livre gosto de ler, fazer palavras cruzadas e conviver com as pessoas especiais em minha vida. 
 
Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças: 
Meus queridos, nada que eu disser aqui será novidade, pois com vocês eu compartilhei meus momentos mais importantes, os meus sonhos, os meus temores e os meus maiores anseios em relação à vida e ao futuro. Quero que tenham a certeza na fé que deposito em Deus, em vocês e na educação marista. O mundo está carente de pessoas melhores, mais solidárias, que pensem na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditem sempre que vocês podem fazer a diferença!
 
Rosana e colegas educadoras do Marista Graças
 

Saiba mais

- Confira o #FalaAí de outros educadores clicando aqui
 

Comentários (1)

Késia Rocha

Professora Rosana, Ontem, em um evento realizado na PUCRS, ouvi um pouco da tua trajetória. Mas mais do que ouvir uma história de vida, fiquei extremamente sensibilizada ao ver o amor e compromisso com os quais tu exerces essa grandiosa e desafiadora profissão que é o ser docente. Parabéns pela coragem que tu tiveste de renunciar, abrindo mão de coisas, para tocar e contribuir na transformação de pessoas! " [...] Os raios do sol batem forte A gente sabe, já vê A força do amor vence a morte Faz viver!" Zé Vicente - meu canto, minha arma.

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.