#FalaAíEducador apresenta a professora dos AI Sinara Goulart

Publicado nas sextas-feiras, o espaço #FalaAíEducador é dedicado para apresentar a equipe de educadores do Marista Graças. Para além de um currículo, os educadores são convidados a compartilhar sua trajetória, seus sonhos e um recado especial para os estudantes.

Nesta semana é a vez da Sinara Goulart, confira!

Nome completo:
Sinara de Fraga Goulart

Professora dos:
Anos Iniciais, atualmente do 4º ano EF. Mas já estive trabalhando com a Educação Infantil.

Quanto tempo no Marista Graças:
Como Educadora Marista, há 12 anos.

Como começou na educação?
Iniciei minha trajetória na educação há 18 anos, quando me formei no Curso do Magistério, em 1999, aqui mesmo no Marista Graças. Minha primeira experiência prática como profissional foi no Centro Infantil Lápis de Cor. Depois de 6 anos, fui convidada para trabalhar no Marista Graças e desde 2005 estou nesta casa, na qual atuei no Turno Integral, Educação Infantil e atualmente nos Anos Iniciais.

Qual sua formação?
Minha formação é bem eclética (risos). No Ensino Médio, tive a possibilidade de participar do Magistério, aqui no colégio. Depois, cursei Licenciatura em Matemática pela Unisinos. Em seguida, fiz pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na FAPA e há pouco terminei um curso de Design de Interiores no IPA, que escolhi fazer pela possibilidade de aliar criatividade e bem-estar, que me encantam.

Quem te inspirou para ser professor?
Venho de uma família em que alguns primos e a minha irmã são educadores, mas quem mais insistiu foi a minha mãe. Eu mesma não queria. Sonhava em ser arquiteta, mas... fiz o que minha mãe “desejava”. Hoje não me arrependo, pois percebi que tenho uma missão a cumprir, um dever com aqueles que chegam até mim... percebi que sou sim educadora e que me sinto feliz, principalmente por ver muitos de meus estudantes vindo ao meu encontro para um beijo, um abraço, uma palavra. Eu aprendo muito a cada dia e estar com os estudantes me dá energia para seguir em frente, acreditando que a educação é fundamental e nela está a busca pelo melhor.

Um dia inesquecivel em sala de aula foi quando...?
Difícil escolher um dia especifico! Acredito que cada dia, cada ano, cada turma que passou por mim se tornou inesquecível por suas particularidades, por seu jeito de conduzir nossas vivências, pelo carisma, pelo vínculo que se criou.

Partilhe uma dica cultural da sua área:
Qual é a tua obra?, de Mário Sérgio Cortella
Como ensinar bem a criança e adolescentes de hoje, de Leo Fraiman

Quando você era criança, qual era seu sonho?
Como toda menina da minha época, queria ser bailarina (risos), mas a vida me ofereceu outras possibilidades e meu sonho passou a ser feliz e ter uma família unida.

O que gosta de fazer no tempo livre?
Adoro sair, viajar, ler um bom livro, estar com meus amigos (muitos deles o Marista Graças que me deu) e estar com minha família, em especial com meu filho de 1 ano e meio.

Deixe um recado para os estudantes do Marista Graças:
Que aproveitem seus dias intensamente. Sorriam, brinquem, curtam seus momentos... O colégio é um espaço de vivência, de partilha, de encontros e de muitas trocas de conhecimento; usem esse espaço, abusem do que ele tem a lhes oferecer, pois quando “crescemos”, vamos em busca de “novos horizontes” e o que aqui adquirimos nos servirá como base. Mas principalmente, sejam felizes e não tenham vergonha de dizer que amam, que curtem, que adoram, seus amigos e familiares. Eles são nossos portos seguros...

Momento em família com o filho Miguel

Com os estudantes durante uma saída de campo para as Missões

- Confira o #FalaAí de outros educadores clicando aqui