Programa institucional Árvore da Vida

As ações e atividades desenvolvidas neste ano no Marista Graças estão pautadas a partir de um programa institucional de cuidado e valorização da vida. Denominado Árvore da Vida, o objetivo é unir esforços de cuidado, atenção e conhecimento para que sejam colhidos os frutos da excelência na comunidade escolar.

Dinâmica sobre projeto de vida

Dois pontos são balizadores da essência do programa:

• Cultura da Solidariedade e da Paz: promoção da participação em atividades que transcendem os interesses individuais e familiares, vivenciando a sensibilidade, a corresponsabilidade e a alteridade
  • Educação Integral: o olhar amplo sobre a pessoa e seu desenvolvimento, traduzido pelo processo de subjetividades, modos de ser do sujeito, levando em consideração sua integralidade e inteireza (corpo, mente, coração e espírito), que também estão entre os princípios do projeto Educativo do Brasil Marista.

“Quando no coletivo nos empenhamos em atingir metas capazes de alicerçar a concretização do crescimento de cada um, então todos os esforços resultam em doces frutos a serem compartilhados”, destaca a Orientadora Educacional, Luciana Winck.

Reunião de pais do Ensino Médio

O programa Árvore da Vida é pautado por cinco eixos norteadores, para os quais foram criados projetos que estão sendo desenvolvidos neste ano letivo, envolvendo estudantes, educadores e famílias. São eles: espiritualidade, autoconhecimento, desenvolvimento, solidariedade e cuidado.

Conheça alguns dos projetos realizados:

Acolhida - ações de acompanhamento aos novos estudantes para que se sintam fortemente acolhidos no início do ano letivo.

Liderança - momentos de discussão em grupo que propiciem vivências motivacionais para a liderança e acompanhamento de todos os processos educativos.

O cuidado que nos torna humanos - oportunidades de formação e vivência a fim de ampliar a visão sobre as principais bases do cuidado.

Projeto de vida - momentos de reflexão a respeito de si mesmo, do outro e de suas visões de mundo, construindo a base para as escolhas de vida.