Sobre a Biblioteca

A biblioteca do Colégio Marista Maria Imaculada durante muitos anos foi coordenada pelo Irmão Antônio de David, mais conhecido como Irmão Capitão. Por um longo tempo foi ele quem tomou a frente deste setor e, após a sua transferência para outra escola, professores foram encarregados em dar continuidade ao trabalho.

Em 1999 foi realizada uma votação para escolher um nome para a biblioteca, com ideias vindas dos próprios estudantes da época. O nome eleito foi Biblioteca Irmão Antonio de David, uma forma de homenagear o carinho e dedicação do querido Irmão Capitão.

Irmão Antonio de David (Galdino Emeri)
1917 - 2011

A Biblioteca é um espaço de conhecimento, cultura e lazer para seus usuários pois, ao desenvolver a imaginação, prepara-os para o exercício da cidadania e torna-os detentores do conhecimento. Conta com acervo de livros didáticos, paradidáticos, literaturas em geral, jornais e revistas. O espaço infantil é a aconchegante e convidativo para o desenvolvimento da leitura, interpretação e convivência.

De acordo com Manifesto da UNESCO Biblioteca Escolar: a biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos, de 2002, "a biblioteca escolar propicia informação e ideias que são fundamentais para o sucesso de seu funcionamento na sociedade atual, cada vez mais baseada na informação e no conhecimento. Habilita os alunos para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve sua imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis".