Doe Vida será realizado no dia 13 de junho

No dia 13 de junho, a partir das 8h30, o Colégio Marista Maria Imaculada estará realizando o Doe Vida Partilhe o Amor. O projeto de doação de sangue tem como objetivo a construção da cultura da solidariedade em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul e com a Secretaria Municipal de Saúde. Para doar a pessoa precisa ter de dezesseis anos para cima e estar apta, obedecendo aos parâmetros que podem ser encontrados no Portal do Ministério da Saúde. Aqueles que desejam ajudar podem se dirigir até a recepção do colégio e manifestar a vontade ser doador realizando seu cadastro ou mesmo ligar para obter maiores informações sobre a iniciativa.
 

Requisitos para doação de sangue segundo o Ministério da Saúde:

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.


Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).