Colégio promove ciclo de palestras para as famílias

Investindo em conhecimento e preparação permanente, o Colégio Marista Maria Imaculada oferecerá às famílias palestras gratuitas nas quais serão abordados assuntos que tratam sobre a relação entre pais e filhos. Os encontros serão realizados a partir de 14/3, quinzenalmente, totalizando oito quartas-feiras, sempre às 19h.

O ciclo de palestras Educar é Ensinar a Viver, desenvolvido pelo Instituto Anima Mundi, será ministrado por Keivan Saberin, e tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades que promovem a harmonia, o crescimento mútuo e o amor dentro das famílias.

Para que as famílias possam participar tranquilamente dos encontros, o Colégio disponibilizará espaço com monitoras para cuidar das crianças no decorrer das palestras.

Confira a programação:

Palestra 1 - 14/03
A comunicação do amor entre pais e filhos: o olhar e o toque carinhoso
Muito do amor que os pais sentem por seus filhos não chega a eles por simples problemas de comunicação. Enquanto os adultos usam a palavra como forma fundamental de expressão a linguagem básica da criança é comportamental. Neste módulo são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque, especialmente em seu impacto na comunicação do amor entre pais e filhos.


Palestra 2 - 28/03
A comunicação do amor entre pais e filhos: atenção e disciplina amorosa

A comunicação não-verbal é a forma básica através da qual as crianças percebem o amor dos pais. Ao aprenderem a dominar os elementos essenciais da comunicação comportamental, os pais dão passos significativos na construção do amor, da harmonia e da paz em sua relação com os filhos. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

Palestra 3 - 11/04
Disciplina: o futuro dos filhos é um reflexo do lar

Estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina. A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas, e várias situações envolvendo o exercício da autoridade paterna são analisados.

Palestra 4 - 25/04
Os fundamentos da formação do caráter

Cada criança é única, resultado da interação complexa entre três aspectos fundamentais: a hereditariedade, os traços inatos, e os adquiridos pela educação e vivência. Nesta apresentação, pais e educadores tem acesso a uma visão profunda, mas ao mesmo tempo prática, de como lidar com estes três aspectos: como lapidar e polir estas pedras preciosas de diferentes matizes e belezas, respeitando sua natureza básica.

Palestra 5 - 09/05
Crer para ver: como a imagem que temos de nossos filhos determina seu futuro

Ao contrário do ditado popular, de que é necessário “ver para crer”, na educação dos filhos é necessário “crer para ver”. Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E estas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e muitas vezes inadequadas e falsas. Ser capaz de crer nos filhos, em seu futuro, seus potenciais e capacidades, em sua felicidade e nobreza é a melhor forma de ver tais coisas se materializando em suas vidas.

Palestra 6 - 23/05
A magia do reforço positivo no lar e na escola

Talvez o mais poderoso elemento para o sucesso, a realização e a felicidade seja a capacidade de jamais desistir e de interpretar adequadamente, de maneira positiva e otimista, os revezes da vida. Os estudos demonstram que todos desenvolvemos uma “teoria da realidade”, que empregamos para explicar as coisas boas e ruins que nos acontecem. Conforme as explicações interiores que damos a nível de permanência, difusão e personalização das venturas e infortúnios, desenvolvemos hábitos mentais que podem liberar nosso potencial, ou reprimi-lo. Este módulo trata de como o exemplo paterno, o estilo das críticas recebidas pela criança, e suas experiências de êxito ou fracasso se juntam à sua constituição genética para determinar seu perfil de otimismo ou pessimismo, e o que fazer para lidar com isso.

Palestra 7 - 13/06
Prevenção e resolução pacífica de conflitos

A educação para a paz é uma das mais importantes áreas do desenvolvimento humano na atualidade. Neste módulo, são apresentados os elementos essenciais da prevenção de conflitos e da resolução pacífica de conflitos, as duas grandes áreas de atuação da educação para a paz. Sempre enfocando a família, a apresentação oferece aos pais uma visão ao mesmo tempo profunda e prática de como tornar o dia-a-dia mais harmonioso e feliz. As causas básicas da briga entre os filhos também são analisadas, com dicas objetivas de como lidar com elas.

Palestra 8 - 27/06
A manutenção dos relacionamentos através da consulta

Fazemos manutenção de tudo: carro, casa, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, jardim. Mas, muitas vezes, esquecemos da vital necessidade de fazermos uma manutenção regular de nossos relacionamentos familiares, profissionais e sociais. Todos os problemas na vida são, em última análise, problemas de relacionamento: consigo mesmo, com o próximo e com o mundo. Neste módulo são apresentados as bases saudáveis de um bom relacionamento no lar, com os instrumentos essenciais para sua melhoria periódica. A consulta, como tecnologia de decisão e resolução pacífica de conflitos, é apresentada em seus componentes técnicos, ético-comportamentais e espirituais, oferecendo um excelente instrumento para a manutenção regular dos laços familiares.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.