Aprender por inteiro é valorizar cada novo significado

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.

ADAPTAÇÃO E ACOLHIDA

Respeitando o tempo de cada criança, desenvolvemos iniciativas que estimulam a sua confiança em permanecer no ambiente escolar. Esse trabalho envolve a formação de vínculos com as famílias por meio do nosso jeito de acolher. Durante o período de adaptação, também oferecemos um espaço na escola para que os pais possam acompanhar de perto esse processo.

APRENDER BRINCANDO

Utilizar a brincadeira como recurso pedagógico implica uma condição: a criança ser protagonista da aprendizagem. Para tanto, ela necessita de liberdade para viver as experiências. Nesse sentido, a brincadeira representa um dos principais meios de expressão, sendo uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões e expressar sentimentos.

AMBIENTES QUE INSPIRAM A APRENDIZAGEM

Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados a cada projeto desenvolvido e transformados em espaços de múltiplas vivências e produção de saberes. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.

CONSTRUÇÃO DO SABER E MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Para se comunicar e fazer leituras de mundo, a criança utiliza diversas linguagens: corporal, escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos, diariamente, vivências que contemplam todas essas formas de expressão, por meio da realização de atividades lúdicas, artísticas, criativas e recreativas, brincadeiras, jogos e outras práticas pedagógicas.

Rede Marista lança Diretrizes da Educação Infantil

Guia Transições - Educação Infantil