Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

  

Adaptação

No decorrer do ano, estudantes e pais participam de atividades de integração e adaptação, o objetivo é proporcionar aos estudantes e às famílias um ambiente escolar acolhedor e rico em estímulos, facilitando o estabelecimento de vínculos, a socialização e o processo de aprendizagem da criança.

 

Formação do leitor

O incentivo ao hábito de ler ocorre através de diversas iniciativas na sala de aula, na Biblioteca e em diversos espaços do colégio, onde os estudantes participam de atividades de leitura socializada e pesquisas, dessa forma, a leitura está presente no ambiente escolar de maneira lúdica, descontraída e agradável.

 

Iniciação Científica

Os estudantes são desafiados à investigação, à experimentação e à troca de saberes através de momentos de discussão e de pesquisa, utilizando diferentes espaços e recursos. Trata-se de uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências. O conhecimento da pesquisa, colocado na prática, oportuniza a construção gradativa da autonomia e protagonismo dos estudantes.

 

Tecnologias Educacionais 

Para enriquecer os processos de aprendizagem, os estudantes dispõem do uso do Laboratório de Informática Móvel e aulas de Robótica, onde podem exercitar a pesquisa e a criatividade aplicando conceitos já desenvolvidos.

 

Música e espiritualidade

Através de histórias e ritmos musicais as crianças cantam e se encantam com a abordagem de valores como solidariedade, amor, respeito e a fé. Aprendem sobre conviver em harmonia e valorizar exemplos positivos.

 

Filosofia para crianças

Introdução à Filosofia por meio de diálogos, debates e questionamentos, visando tornar o pensamento mais criativo, crítico e criterioso. A dinâmica do filosofar também surge como uma forma de qualificar as relações da criança com o mundo ao seu redor.

 

Conheça, abaixo, os projetos desenvolvidos em cada um dos Anos Iniciais, dentro dos conteúdos abordados nos componentes curriculares:

1º ano - Árvore da Sabedoria
O processo de alfabetização proporciona inúmeras descobertas às crianças, que são sintetizadas em um evento no final do ano, no qual as crianças apresentam às suas famílias um livro com produções escritas por eles próprios.

Com a indagação E se os livros nascessem em árvores? Se nossas histórias fossem as raízes e as descobertas as folhas?, as famílias são convidadas a entrar em um universo simbólico, no qual o livro é o primeiro fruto colhido da grande árvore que será cultivada durante a vida escolar.


2º ano - Vida que Ensina
Nesta etapa, os estudantes são levados à reflexão sobre suas lembranças e conhecimentos, como cuidam de si próprios, dos amigos, da família e do planeta. Seus sonhos e ideais, a educação que recebem e como a colocam em prática, estão presentes nas principais atividades desenvolvidas, que visam à formação integral dos estudantes, respeitando a diversidade e estimulando a criatividade. 


3º ano - Conhecendo Canela
Conhecer a história da cidade em que vivemos é o objetivo desta etapa. Assim, as crianças entendem seu papel como cidadãos, parte deste ambiente e responsáveis pela sua preservação. 



A Incrível Horta do Ir. Arlindo
A espaço promove a interação dos estudantes com a natureza e, para tal, as crianças são incentivadas à observação dos aspectos físico-químicos e biológicos e dos diversos fatores vivos presentes na horta, destacando a importância da interdependência existente entre esses seres. A proposta é que as crianças notem a biodiversidade de plantas e outros organismos, processos como fotossíntese, a estrutura física das hortaliças e, principalmente, o compromisso do homem com o meio ambiente. O projeto é trabalhado especialmente no 3º ano, mas o espaço fica disponível para todas as turmas, durante todo o ano.

O nome do espaço foi escolhido pelas turmas 131 e 132 no ano de 2016, e homenageia o Ir. Arlindo Löch, falecido em 2015. Durante diversos anos, foi responsável pelos cuidados com o local, passando seu amor pela natureza a diversas gerações de estudantes maristas.


4º ano - Os Gauristas
Aprofundar os conhecimentos sobre a história e a tradição do Estado do Rio Grande do Sul é o propósito deste momento escolar. Por meio de atividades que envolvem pesquisas, visitas de estudos, arte, poesia, canto, dança, entre outras metodologias, os estudantes são inseridos em um contexto de valorização da cultura gaúcha. 


5º ano - Curtas da Sala de Aula
É o momento de revelar talentos e habilidades. O conteúdo transforma-se em curtas metragem, que ilustram todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no decorrer do ano.


Mostra do Conhecimento Kids
Em todos os anos as discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam ao estudante compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando a saúde, os seres vivos e não vivos, a cultura, as concepções de infância, família e sociedade, a sustentabilidade, entre outros. No 5º ano as pesquisas tomam forma na Mostra do Conhecimento Kids, que visa proporcionar aos estudantes a experiência da apresentação ao público de seus objetos de estudo, bem como prepará-los para os novos desafios que surgem com o ingresso nos Anos Finais.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.