Ensino Médio

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos. Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

programas e projetos de caráter multi e interdisciplinar voltados para os estudantes do Ensino Médio.

Aulas interdisciplinares

As aulas são ministradas em conformidade com as Matrizes Curriculares Maristas, que preveem a construção do conhecimento de forma holística, identificando relações entre os diferentes componentes curriculares. Um mesmo tema é desenvolvido em diversas disciplinas, compreendendo as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Mostra do Conhecimento

Objetiva despertar nos estudantes o espírito crítico e empreendedor, a habilidade de trabalhar em equipe e a construção de conhecimentos científicos. Abrange pesquisas em todas as áreas do conhecimento, além de experiências diversas com explicação e aplicação no cotidiano.

Semana Literária

Através da leitura e do olhar crítico sobre o que ela possibilita, os estudantes desenvolvem manifestações artístico-culturais, que são apresentadas para a comunidade escolar.

Educação Física - hábitos para toda a vida

As aulas de Educação Física vão muito além da prática de modalidades esportivas. As atividades estimulam o trabalho em equipe, a cooperação entre colegas, e o cuidado com o corpo, visando a formação de cidadãos críticos, autônomos e reflexivos.

Quem decide teu futuro?

Atividades de orientação profissional e vocacional, que abrangem desde visitas às principais instituições de ensino superior da região, a encontros com psicólogos, participação em feira de profissões, palestras, realização de avaliações preparatórias para o Enem e outros concursos. O estudante é estimulado a refletir sobre seu projeto de vida, e é apresentado às diversas alternativas para sua trajetória pessoal e profissional.

Festival de Paródias

Tradicional evento do Colégio, envolve todos os componentes curriculares. Os estudantes escolhem um tema e criam uma paródia, utilizando músicas consagradas. A apresentação ocorre no Teatro Municipal, envolvendo muita cultura, criatividade e organização. Talentos artísticos são revelados todos os anos. Além disso, trabalha questões como desinibição e oratória, além do trabalho em grupo.

Júri Simulado

De forma interdisciplinar, os estudantes do 3º ano buscam temas atuais para um debate com a participação de profissionais da área jurídica. São avaliadas habilidades como argumentação, negociação, desenvolvimento do conteúdo e trabalho em equipe.

Exposição Autobiográfica

Os estudantes organizam espaços para expor fases das suas vidas, mostrando momentos significativos e projetando suas vidas a partir da fase que se encontram.