Mostra de Iniciação Científica reúne 200 estudantes na PUCRS

Cerca de 200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, oriundos de 18 escolas, foram os protagonistas da programação da 2ª Mostra Marista de Iniciação Científica, que ocorreu nesta quinta-feira, 21/9, no prédio 41 da PUCRS. O evento foi palco para apresentação de trabalhos, troca de experiências e diferentes aprendizagens.

Estudantes apresentaram suas pesquisas e receberam feedbacks

A mostra reuniu os projetos elaborados pelos estudantes dos Colégios da Rede Marista, que desenvolveram pesquisas científicas a fim de complementar o processo de construção do conhecimento no âmbito pedagógico. Foram mais de 50 grupos participantes apresentando diversos temas emergentes atrelados à educação e às principais discussões da sociedade atualmente, com boa parte deles focando no comportamento humano. Foi o caso, por exemplo, da questão do suicídio na adolescência, tema bastante discutido recentemente e potencializado pela série de televisão Os 13 porquês e o jogo Baleia Azul. O assunto foi proposto pelas estudantes Brenda Mahmmoud Brustolin, Helena Saggin Bordin e José Inácio Gelain Pires, do Marista Conceição. Também entraram em pauta assuntos como sustentabilidade e alimentação.

Grupos tiveram momentos de integração durante o evento

Alguns assuntos escolhidos pelos adolescentes tiveram como propósito a mudança de realidades sociais. Assim ocorreu no trabalho produzido pelos estudantes Nicolas Gabriel Arrugueti Piva, Ingrid Desirrée Oliveira da Silva, Daciane da Silva Dorvis e Bruno Pessoa Botelho, do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, que trouxeram o tema Saneamento Básico na comunidade Timbaúva. Moradores da região, os jovens descobriram durante o estudo que a população do bairro carecia de informações a respeito do descarte correto do lixo, bem como os impactos de eventuais doenças causadas por contaminação em ambientes de condições sanitárias inadequadas. A fim de contornar o problema, o grupo criou um projeto educacional informativo para as escolas e demais locais da região, com intuito de conscientizar as pessoas sobre os efeitos da poluição.

Mais de 50 grupos e cerca de 200 estudantes participaram da Mostra

Grande parte das temáticas abordadas durante a Mostra faz parte da problematização proposta aos jovens no cotidiano escolar, a partir do enfoque de diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Coube aos professores a mediação dos momentos durante o evento, com perguntas aos autores de cada projeto e a interação com os espectadores. Ao final, os grupos receberam feedback pelos trabalhos propostos e ainda puderam registram em vídeo os principais resultados de suas investigações.

Jovens apresentaram as sistematizações por área no encerramento

Além da exposição dos trabalhos, os jovens também contaram com momentos de integração. Posteriormente, poderão ver suas pesquisas, compiladas em forma de artigos, na Revista da Mostra Marista de Iniciação Científica.

Matéria compartilhada: Rede Marista RS/DF: 2ª Mostra Marista de Iniciação Científica