Irmãos Maristas têm novo Superior-Geral

Foi eleito no último sábado, 26 de setembro, o novo Superior-Geral do Instituto Marista. Irmão Emili Turú é natural da Catalunha, Espanha. Também foi eleito seu vice, que tem o título de Vigário-Geral, Irmão Joseph Mckee, Provincial da Europa Centro-Oeste. Turú, junto ao Vigário-Geral e o grupo de Conselheiros gerais, têm a missão de congregar todos os Irmãos e Leigos em torno da missão de evangelizar e educar crianças e jovens em 79 países.

A eleição ocorreu durante o 21º Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, que acontece em Roma desde o dia oito de setembro. O Capítulo é uma grande assembleia que reúne Irmãos Maristas representantes de todo o mundo para definir os rumos do Instituto para os próximos oito anos. Em 2017, a obra fundada por São Marcelino Champagnat completará 200 anos.

O Capítulo reúne 83 Irmãos capitulares, representando um pouco mais de 3.700 Irmãos, em torno de 43.000 professores, administradores e colaboradores Leigos, em 79 países, atuando na educação de mais de 660.000 crianças e jovens em centros de assistência social, colégios de vários níveis e centros universitários.


Dados Biográficos do Irmão Emili Turu:

 
Nascido em Barcelona no ano de 1955. Iniciou sua vida marista em 1968. Dedicou-se especialmente à pastoral juvenil. É professor de catalão e teologia. Foi provincial da Província Marista da Catalunha.

Como provincial, destacou-se pela proximidade aos Irmãos e à vida das comunidades. Animou as obras educativas, com ênfase especial na linha pastoral, na atenção às pessoas e na missão partilhada com os Leigos. Favoreceu a criação de pequenas comunidades inseridas em ambientes populares e o desenvolvimento de projetos sociais. Desde 2001 é Conselheiro-Geral do Instituto.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.