Conheça o Projeto Doe Vida

Incentivar e promover a construção de uma cultura de solidariedade são aspectos que fazem parte da missão marista de educar crianças e jovens. Sob essa perspectiva, o Colégio desenvolveu o projeto Doe vida, partilhe o amor que contempla a divulgação das diferentes doações, como de sangue, órgãos, cabelos e medula óssea, que representam um gesto de afeto e de respeito à preservação da vida que envolve toda a comunidade. Assim, é possível conscientizar o estudante sobre a importância da sua participação no meio em que vive.

A doação de sangue, que faz parte do calendário escolar desde 2000, é a principal atividade do Doe Vida. A campanha de captação de doadores visa aliar o aprendizado de sala de aula ao trabalho prático. Neste caso, em específico, são reforçados os conteúdos de Biologia, especialmente em histologia, fisiologia e genética do sangue. Já a ação voluntária e comunitária possibilita a partilha de experiências e conhecimentos entre professores, estudantes, funcionários e famílias. São realizadas duas etapas durante o ano, uma em cada semestre, e os estudantes do 2º e 3º ano E. M. são os anfitriões e responsáveis pela organização do evento.

O Hemocentro de Caxias do Sul é parceiro na realização deste projeto, junto com a Secretaria de Saúde de Canela. Mais informações sobre a doação de sangue, e condições básicas para se tornar um doador podem se vistas no Portal do Ministério da Saúde.

Reconhecimento
Em 2014, o projeto recebeu o troféu Ouro nos Prêmios do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), ao ser eleito vencedor na categoria Participação Comunitária do 9º Prêmio de Responsabilidade Social. Leia mais a respeito do reconhecimento recebido pela escola.

Premiação aconteceu em 3 de dezembro de 2014, na PUCRS