Encontros de Formação

É uma oportunidade de formação humana e cristã, onde os estudantes aprofundam temas como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debatem sobre temas ligados à valorização da vida a transformação social.

Por meio dos encontros, que ocorrem dentro e fora da sala de aula, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Escolinha de Champagnat

Projeto que introduz estudantes da Educação Infantil ao 2º ano EF na vida de São Marcelino Champagnat enquanto criança, que tinha sonhos e projetos para o mundo. O objetivo é fazê-los perceber sua própria existência, família, local onde nasceram, a opção religiosa da família, além de instigá-los a encontrar formas de ajudar em casa, valorizando o esforço e trabalho dos pais, bem como a um exercício de oração e mística diária. Dessa forma os estudantes percebem que em nosso tempo também é possível ser um estudante, um filho e um ser humano melhor, que almeja fazer do mundo e da sociedade um lugar mais justo e fraterno, visando a realização de seus sonhos e projetos, sem perder de vista a fé e a confiança em Deus.

Projeto Crescer

Crescer e vivenciar experiências profundas é a meta desse projeto que contempla as turmas de 3º ano EF. Os estudantes descobrirão as maravilhas de trilhar os caminhos do chamado, ou seja, da vocação, por meio de experiências que despertem a sensibilidade, a solidariedade, a doação dos dons, as atitudes em favor da sua vida e da vida do próximo, que correspondem ao chamado de Deus para cada um, de forma que possam contribuir para a construção do Reino de Deus a exemplo de Champagnat.

Marista, meu jeito de ser

O objetivo do projeto é guiar os estudantes de 4º e 5º ano EF para novos horizontes de reconhecimento da universalidade do carisma Marista e do chamado a tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Os estudantes são motivados a reflexões sobre sua identidade como pessoa, o protagonismo (ser), seu lugar na sociedade, e empreendedorismo (fazer) demonstrado por São Marcelino e seus irmãos desde o início do Instituto. Viver o carisma é ir ao encontro do outro.

Guardiões da Paz

Ao assimilar a importância de suas atitudes e repensar seu comportamento, o estudante é levado à prática de boas ações. Esta é a premissa com a qual trabalha o projeto Guardiões da Paz. Nele, as crianças são escolhidas, periodicamente, para ajudar os educadores a zelar pela boa convivência na escola.

Nas aulas de Música e Espiritualidade, realizada pelo Serviço de Pastoral Escolar, os estudantes são levados a desenvolver os valores cristãos de forma dinâmica e vivencial. O sonho de Champagnat é conhecido de forma aprofundada, fazendo com que os estudantes se identifiquem como parte importante no processo de crescimento do Instituto Marista. Os temas são desenvolvidos por meio de aulas lúdicas e interativas, favorecendo a reflexão através da música.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Trimestralmente, as turmas tem agendados os encontros, que compõem o projeto Faço a Diferença. A proposta é conscientizar os jovens sobre seu papel protagonista na sociedade em que vivem, por meio de reflexões sobre assuntos pontuais e dinâmicas que promovam a integração entre todos. Estes momentos, promovidos pela Pastoral Escolar, Orientação Educacional e Coordenação de Turno, são significativos na construção das identidades - processo de relações sociais e interações permeado por descobertas, emoções, ambivalências e conflitos -, e de seus projetos de vida.