Irmão Aurélio Ortigara falece aos 98 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 10/3, em Porto Alegre, vítima de parada cardíaca, o Irmão Aurélio Ortigara. O velório será realizado a partir da tarde de hoje, em Viamão. Amanhã, às 16h, haverá missa de corpo presente seguida de sepultamento.

Natural de Antônio Prado, Ir. Aurélio tinha 98 anos de idade e 80 anos dedicados à vida religiosa marista. Ingressou na congregação em Antônio Prado, aos 14 anos. Realizou o Postulado e o Noviciado em Porto Alegre. Professou os primeiros votos em 1938, em Porto Alegre, e cinco anos depois realizou sua Consagração Definitiva, também na Capital. Em 1999, fez os votos de estabilidade em Santa Maria.


Trajetória de vida e missão

O Irmão Aurélio iniciou sua vida marista como Escolástico/Estudante, no Instituto Champagnat, em Porto Alegre, em 1938. Em sua trajetória, lecionou em Garibaldi, Santa Maria, Porto Alegre, Florianópolis (SC), Joaçaba (SC), Farroupilha, Getúlio Vargas, São Gabriel e Santana do Livramento.

Também foi Prefeito e Ecônomo durante 12 anos no Educandário Abrigo de Menores, em Florianópolis (SC); Secretário, em Farroupilha; Prefeito do Juvenato, em Getúlio Vargas; Vice-Diretor, Diretor e Tesoureiro, em São Gabriel; e Administrador e Animador da Comunidade, em Canela.

O Irmão era formado em Estudos Sociais e foi diplomado na Escola Superior de Guerra, em São Gabriel; em 1975 fez o Curso de Espiritualidade para Irmãos da Terceira Idade, em Roma, Itália; e, em 1979, o Curso de Espiritualidade Marista, no Cemar, em Teresópolis (RJ). Em reconhecimento à sua dedicação em prol da educação em São Gabriel, o Irmão recebeu o título de Cidadão Gabrielense, em 1997. Desde 2012 integrava a Comunidade Marista São José, em Viamão.

Sua dedicação a missão ficará para sempre em nossos corações. Assista ao depoimento realizado pelo Irmão Aurélio ao projeto Memórias Maristas – Histórias de amor e vida.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.