Mala de Memórias promove reflexão entre educadores e estudantes



 

A ligação dos Irmãos Maristas com suas bagagens é simbólica. Elas representam a disponibilidade do consagrado de se deslocar para onde seu trabalho é necessário, levando o carisma de Champagnat para os cinco continentes. Com isso em mente, a equipe do Centro de Patrimônio e Espiritualidade Marista (Cepem) criou, em 2017, o projeto Mala de Memórias, exposição itinerante e colaborativa que ajuda a contar a trajetória da instituição por meio de objetos que fizeram parte do cotidiano nos empreendimentos.

A ação tem como objetivo valorizar a identidade e as memórias da Rede Marista. Educadores, estudantes, colaboradores, Leigos(as) e Irmãos são convidados a refletir sobre a identidade do Instituto, construindo conhecimentos a partir de partilhas do passado. Dessa forma, a iniciativa valoriza as pessoas que dão continuidade à missão, reconhecendo-as como protagonistas da história marista.

 


Equipe de educadosres do turno da tarde 

 

Após a sua passagem pelo Marista Imaculada, a mala segue para a comunidade dos Irmãos, em  Novo Hamburgo. O Projeto conta com três malas que viajarão por todos os lugares em que somos presença, levando objetos do Memorial Champagnat, como fotografias, caneta pena, slides, medalhas, livros didáticos, entre outros, fomentando conversas, colecionando histórias e elementos que representem o patrimônio marista de cada uma das Unidades que formam a Rede Marista. Cada mala também leva consigo um “diário de viagem” para registrar as vivências e reflexões dos grupos e também dinamizar a experiência.

 


Estudantes concluintes também relembraram a sua trajetória no Colégio

 

As malas vêm percorrendo as unidades e comunidades da Província desde 6 de junho, Dia de São Marcelino Champagnat, e continuarão circulando até o fim do ano – em celebração à data e ao bicentenário de fundação do Instituto. Aqui, no Marista Maria Imaculada, a mala chegou no dia 06/11 e durante a semana, foram realizadas diversas formações e vivências com os estudantes e educadores, trabalhando a temática da ação.