Ensino Médio tem aula em espanhol sobre desenvolvimento sustentável

Uma iniciativa da professora de Língua Espanhola, Cleide Paiva Godoy, proporcionou uma aula enriquecedora aos estudantes do Ensino Médio. A professora trouxe como convidado o especialista Daniel Caporale – arquiteto e mestre em desenvolvimento sustentável com grande experiência internacional em cidades e territórios, para conversar com os estudantes. 
 

Turmas 221 e 231 participaram da primeira exposição do palestrante
 
Como uma das temáticas abordadas no 3º ano refere-se ao meio ambiente, a exposição teve como objetivo oportunizar aos estudantes a experiência de participar de uma palestra em outro idioma, e levá-los à compreensão mais aprofundada e que gerasse reflexão sobre o assunto sustentabilidade. Participaram desse encontro as turmas 222 e 231. Já a data da palestra para a turma 221 será informada pela professora nos próximos dias.
 
O conteúdo foi dividido nas seguintes etapas:
  • O que é desenvolvimento sustentável e quais são os eixos em que se apoiam o mesmo: social, econômico, ecológico e institucional.
  • Definição dos princípios da sustentabilidade nas cidades e nos territórios.
  • Quais são os exemplos plausíveis no mundo de cidades sustentáveis e insustentáveis.
  • Qual é a grande diferença entre um veleiro e o Titanic, como forma prática de esclarecer o que é ou não sustentável. 
  • Participação dos estudantes para exporem o que entendiam sobre sustentabilidade:
    a) O que é consumo consciente e qual é a postura do cidadão neste contexto atual?
    b) O que é produção consciente e qual é o papel das empresas responsáveis?
    c) Qual é a função das energias alternativas no contexto da sustentabilidade?
    d) Qual é o impacto dos veículos automotores no contexto da sustentabilidade?
    e) O que é paradigma e quais são as alterações que se transita neste atual paradigma?
    f) Qual é o reflexo do paradigma na educação: A importância da educação transdisciplinar para uma construção integral, holística.
    g) Quais são os itens fundamentais que compõem o novo paradigma sustentável: ATITUDE, DESTREZA, APTIDÃO.
    h) O que representa: CAUSA X CONSEQUÊNCIA, vistos a partir da sustentabilidade.
    i) O que é cuidado ambiental e planejamento urbano sustentável e qual é o panorama da Serra Gaúcha e, especificamente, da cidade de Canela. Os desafios futuros para a Região das Hortênsias em termos de sustentabilidade. 
Com base nesses tópicos os estudantes deverão realizar um trabalho para comprovar a compreensão, interpretação e fazer comentários pertinentes sobre o assunto.
 
Sobre o palestrante Daniel Caporale:
Arquiteto formado na UNLP de Argentina.
Especialista em Leitura de Áreas Metropolitanas, USP São Paulo.
Mestre em Desenvolvimento Sustentável, UNLa Arg. / UPC Barcelona.
Professor Internacional nas Universidades de Medellín e USB de Cartagena, Colômbia, e UNLa e UNLP de Argentina.
Líder do Grupo Biohos na América do Sul: www.facebook/grupobiohos, www.grupobiohos.com

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.