Hábitos de Estudos

O êxito nos estudos depende, antes de mais nada, de cada estudante, da sua vontade de saber e de saber fazer. O colégio, os professores e todo o material escolar disponível são incapazes de fazê-lo aprender se ele não desejar. E, para isso, é importante saber estudar.

Diante das diversas situações referentes ao ensino-aprendizagem, e baseando-se no desempenho e nas atitudes dos estudantes de todos os níveis, o Serviço de Orientação Educacional organizou um projeto para a prevenção das dificuldades de aprendizagem, através da conscientização da necessidade, por parte dos estudantes e suas famílias, em estabelecer hábitos, rotinas e posturas frente a estudos e aprendizagens, que resultarão no sucesso da vida escolar e, consequentemente, da vida profissional e pessoal de cada estudante.

Dicas para um bom estudo

• Verifique se seus registros, nos cadernos e  pastas, estão completos e atualizados;
  • Prepare o ambiente de estudo, cercando-se de todo o material necessário;
  • Construa uma metodologia de estudo, que contemple local adequado, disposição, aproveitamento das aulas e estudos extraclasse.

Metodologia

Local de estudo - Você precisa dispor de um lugar próprio para estudar em casa. Este espaço deve ser bem arejado e com boa iluminação, isolado da circulação de pessoas, longe de sons de rádio, televisão e conversas.

Disposição - Tudo o que fazemos por opção alcança bons resultados. Por isso, adquira o hábito de estudar voluntariamente, sem imposições. Conscientize-se da importância dos itens abaixo:

• estabelecer um horário de estudo extraclasse, dividindo-o entre as disciplinas do currículo. Dispense mais tempo às matérias em que estiver com mais dificuldade.
  • reservar, diariamente, tempo para descanso e lazer. Assim, quando estudar, estará desligado de outras atividades.
  • concentrar-se no que está fazendo.
  • não passar para outro conteúdo antes de dominar bem o que estiver estudando.
  • não abusar das capacidades físicas e mentais. Quando perceber que está cansado e o estudo não alcança mais um bom rendimento, faça uma pausa para descansar.

Aproveitamento das aulas - Cada disciplina apresenta características próprias, que envolvem diferentes comportamentos: raciocínio, interpretação, aplicação ou cálculos. Todas, no entanto, exigem sua participação ativa. Para alcançar melhor aproveitamento, procure:

• colaborar com a disciplina em sala de aula.
  • participar ativamente das aulas, colocando suas ideias e perguntando quando algo não ficar bem claro.
  • anotar as observações dos professores no caderno.
  • anotar as datas das provas, trabalhos, leituras. A agenda escolar é o local adequado para isso.

Estudos extraclasse - Você deve:

• fazer diariamente as tarefas propostas.
  • rever os conteúdos do dia.
  • preparar-se para as aulas do dia seguinte - constatando alguma dúvida, anote-a para apresentá-la ao professor. Não deixe que suas dúvidas se acumulem.
  • se o estudo for em grupo, tenha sempre em mente a necessidade de dar a sua colaboração pessoal e que todos os integrantes tem o direito de opinar.

Como alcançar melhor aproveitamento nas provas - Antes da prova, revise a matéria, parte a parte. Durante a prova, permaneça calmo e seguro e concentre-se no que está fazendo. Não tenha pressa! Leia atentamente todas as questões, resolva primeiro as mais acessíveis e, havendo tempo, revise tudo antes de entregar a prova.