Turmas de Anos Iniciais EF apresentam seus projetos

Com o fim do ano letivo, os projetos desenvolvidos nos Anos Iniciais EF também são encerrados. Conhecendo Canela, atividade das turmas de 3º ano EF já havia sido apresentada no final do mês de outubro. Vida que Ensina, do 2º ano EF, no final do mês de novembro, e contou com a presença do Ir. Alfredo Crestani, convidado especial dos estudantes.
 
Na metade do mês de novembro foi a vez das turmas de 5º ano EF:
 
Curtas da Sala de Aula
 
Além da necessidade do aprendizado em matemática e português, o incentivo a arte é fundamental para o desenvolvimento social e humano dos estudantes, e esse é o objetivo do Curtas da Sala de Aula. Um momento em que talentos e habilidades são revelados com a criação de curtas metragem produzidos pelos próprios estudantes.
 
Os 5º anos EF apresentaram 6 curtas que competiram em 7 categorias, sendo os vencedores:
 
  • Melhor filme: Dom Quixote
  • Voto popular: Dom Quixote
  • Melhor cenário: Robinsom Crusoé
  • Melhor figurino: Os Cavaleiros da Távola
  • Melhor edição: 20 Mil Léguas 
  • Melhor interpretação: Eros e Psique
  • Melhor Roteiro: Príncipe e o Mendigo
 
 
Mais do que uma competição a atividade incentiva o trabalho em equipe e as descobertas artísticas e que foram essenciais para o sucesso das produções.
 
As turmas de 1º ano EF presentearam suas famílias com uma noite memorável: 
 
Árvore da Sabedoria
 
Os 1º anos EF concluíram seu projeto Árvore para Sabedoria em novembro em uma noite de espetáculos e autógrafos. Um compilado de todas as atividades e trabalhos realizados em 2016, a noite sintetizou o processo de alfabetização realizado durante o período letivo, e como resultado as crianças apresentaram um livro escrito por elas mesmas. 
 
Com a indagação “E se os livros nascessem em árvores? Se nossas histórias fossem as raízes e as descobertas as folhas? ” as famílias foram levadas a entrar no mundo dos estudantes e fazer parte das histórias criadas.
 
 
Já as turmas de 4º ano EF proporcionaram um show com seu projeto Os Gauristas:
 
Os Gauristas
 
Como forma de aprofundar os conhecimentos sobre a história e a tradição do Estado do Rio Grande do Sul, os 4º anos EF realizaram durante o ano uma série de pesquisas e visitas. Para aprenderem a origem de nossa cultura e costumes o Parque Gaúcho, o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, ministrou uma palestra no colégio em que destacou as vestimentas e a culinária da região.
 
A conclusão do projeto se deu em duas etapas: a 1º, em setembro, serviu para que os estudantes expusessem a história do estado com as vestimentas típicas, comidas da região e apresentação de danças do CTG da cidade. Na 2º etapa, em novembro, foi a vez dos estudantes mostrarem seus talentos na 3º Mostra de Arte, Poesia e Cultura para as famílias, em um espetáculo que envolveu dança e atrações tipicamente gaúchas.
 
 
Com a conclusão dos projetos, se encerra também um ano de aprendizagens e descobertas em que cada estudante, juntamente com seu professor, superou desafios e buscou por conhecimentos. Assim mais um ciclo é concluído, para que outro inicie na vida de cada estudante.
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.