200 ações para comemorar os 200 anos de atuação marista no mundo

Em 2017 celebramos 200 anos da atuação marista no mundo. São dois séculos desde que o fundador, São Marcelino Champagnat, deu início à instituição como resposta ao sonho de transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação. É esse propósito que nos move até hoje e por isso, ao mesmo tempo em que o bicentenário nos enche de orgulho, nos desafia a pensar no presente e futuro da sociedade.

Nosso jeito de celebrar é ser presença transformadora, mobilizando pessoas e organizações para promover 200 ações de impacto social em comemoração aos nossos 200 anos. Projetos e sonhos realizados por pessoas apaixonadas pela educação, pela promoção da vida, pela transformação do mundo.

Completar 200 anos no mundo nos enche de orgulho e gratidão pelo nosso passado – mas também nos desafia a pensar no futuro com esperança. O propósito que nos move, transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação, nos impulsiona a celebrar nosso bicentenário deixando um legado concreto para o presente e futuro da sociedade.

O projeto Maristas em Rede propõe a realização de pelo menos 200 ações para celebrar nossos 200 anos, idealizadas de modo colaborativo, realizadas por pessoas que acreditam na promoção da vida e na transformação do mundo. Irmãos, profissionais, estudantes, famílias, sociedade estarão, juntos, engajados na realização de iniciativas de impacto social para além dos nossos muros no âmbito da educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação.

Plantio de flores é a primeira ação do Maristas em Rede

Semear é lançar sementes para fazer germinar, distribuir, cultivar, fazer nascer. Ao comemorar os 200 anos de existência do Instituto Marista no mundo, a Rede Marista distribuiu 11 mil cartões que se transformam em sementes de cravo francês. A ação irá mobilizar todos os empreendimentos da Rede Marista: Colégios e Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro, além de Comunidades Religiosas, em 26 cidades. São sementes que unem essas 11 mil pessoas em torno da mesma missão, do mesmo carisma, do mesmo ideal de transformar o mundo pela educação. 
 
O propósito é agradecer as tantas localidades que acolhem a presença marista. Alguns educadores do Marista Maria Imaculada plantaram suas sementes em um canteiro na área lateral do colégio. Outros levaram os cartões consigo, com a missão de plantá-los durante o dia de hoje.
 

Professoras plantaram seus papéis semente no colégio
 

Acesse o site  www.maristas.org.br/emrede para saber mais sobre o projeto. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.