Proposta Pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Pátio interno, espaço para integração e momentos de formação

Nosso jeito de educar

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolvam o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social:

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O currículo na Educação Infantil é organizado a partir de projetos de caráter multi e interdisciplinar que visam a formação integral do estudante, nas dimensões cognitiva, afetiva, ética, social, política e religiosa, que permeiam toda a ação pedagógica.

Os conteúdos são desenvolvidos a partir de situações de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de diferentes estratégias de ensino.

Através da escuta e das interações, os temas abordados emergem dos interesses e curiosidades das crianças em um ambiente que privilegia a ludicidade e valoriza a expressão das crianças através das múltiplas linguagens.

Anos Finais do Ensino Fundamental

• Projetos diferenciados
  • Abordagem interdisciplinar
  • Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias