Biblioteca promove Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura

Em comemoração à Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura, celebrada entre 18 e 24/4, o Marista Ipanema promoverá diversas atividades para marcar a data. As ações têm como objetivos promover a leitura de diferentes gêneros e desenvolver o conhecimento literário, cultural e intelectual dos nossos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Neste ano, em especial, a Biblioteca irá homenagear o autor Monteiro Lobato, que é reconhecido como o mais importante escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil. Esse é um dos motivos de o Dia do Livro ser comemorado no dia de seu nascimento, em 18/4.

Veja a programação:

17/4 a 20/4 | Reflexões Poéticas

O objetivo é sensibilizar os educadores a compartilhar suas leituras no momento de oração e reflexão e em sala de aula, com os estudantes.

17/4 a 20/4 | Varal Poético

Um varal de poesias selecionadas pela equipe da Biblioteca ficará exposto no hall dos prédios A e C.

17/4 a 20/4 | Móbiles em formato de livros, com as obras mais lidas – selecionadas pelos estudantes – ficarão expostos no hall dos prédios A e C.

17/4 a 20/4 | Balaio de livros | 6º ano EF a EM

Cestos de livros ficarão à disposição para leituras em sala de aula.

17/4 | Carrinho da Leitura

O carrinho com livros circulará durante os intervalos em diversos espaços do colégio.

17 a 20/4 | Compartilhando leituras | 3º ano EM

Partilha de obras, escolhidas pelos estudantes, com os colegas da turma. Cada estudante fará uma indicação de livro que gosta muito, para que os colegas possam ter contato com a obra.

19 e 20/4 | Bibliotenda

Ambiente dinâmico e acolhedor que incentive a leitura. Espaços diferenciados para público infantil e público jovem, onde os livros da Biblioteca estarão expostos e organizados de forma atrativa e lúdica.

20/4 Contação de histórias especial com participação de duas estudantes do 5º ano, apresentando “Terezinha e Gabriela”, de Ruth Rocha.

18 e 19/4 | Hora do Conto especial – Teatro “Sítio do Pica-Pau Amarelo”

Nesta semana as Horas do Conto serão em memória de Monteiro Lobato, pela sua importância na literatura infanto-juvenil brasileira. Será encenada “A pílula falante”, apresentando os personagens e contando como a boneca de pano Emília começa a falar.

24/4 | Autor Presente | 7º ano EF

Autor presente com Carlos Augusto Brum Pessoa, Cadu, autor do livro “Um garoto ensolarado por si mesmo” - livro trabalhado no 1º trimestre.

25/4 | Projeto Lê pra mim | 6º ano EF

A Biblioteca visita os estudantes do 6º ano, para fazer a apresentação de uma história de aventura “Dom Quixote”, com teatro de sombras.

Piquenique Literário | 1º ano EM

Essa proposta busca partilhar leitura e alimento, pois os estudantes escolhem trechos, frases, livros ou poemas que os toquem de alguma forma e junto trazem o alimento que gostariam de partilhar com os colegas.

Projeto Lê pra mim | 8º ano EF

A Biblioteca receberá a visita dos estudantes do 8º ano EF para fazer a apresentação do conto de amor “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles.