Brincando de Matemática

Nível 3 se diverte e brinca com a Matemática

Seguindo o plano pedagógico marista de Educação Infantil, as noções matemáticas são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio e pelo intercâmbio com outras pessoas. Foi nesse sentido que as educadores Caroline Jung e Michelle Companhoni, organizaram com seus alunos uma atividade muito divertida e motivadora nos primeiros contatos com o conhecimento lógico-matemático.

Pensando nisso, a turma do Nível 3 realizou a brincadeira A galinha e os pintinhos, que dividiu a turma em dois grupos na quadra de esportes do Colégio Marista Ipanema. Cada equipe teve em seu grupo alguns pintinhos, um lobo e uma galinha. Quando a galinha chamava o pintinho pelo nome o mesmo tinha que correr, fugir do lobo e ainda tocar na galinha. No final da brincadeira, cada equipe fazia a contagem de quantos pintinhos a galinha havia acumulado.

Para a educadora Caroline Jung as crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático.“Ações como esta permitem que os alunos façam descobertas”, avalia Caroline. A também educadora do Nível 3, Michelle Companhoni, informa que esse tipo de jogo  organiza o pensamento, o raciocínio lógico e localiza espacialmente cada estudante através do aprendizado lúdico.

Ao retornar para a sala de aula, cada aluno realizou um registro do jogo, relatando de uma forma númerica através do desenho a brincadeira. E claro, era presente a alegria no rosto dos pequenos e nos comentários sobre A galinha e os pintinhos.