Anos Finais (6º a 9º ano EF)

Aprender por inteiro é enfrentar desafios.

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilitam aos estudantes espaços de convivência, cidadania, aprendizagem e formação de lideranças.

Iniciação Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, incentivando a experimentação e troca de saberes, a investigação e a participação em salões e congressos. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas áreas do conhecimento e têm a possibilidade de participar do Clube de Ciências, uma parceria com a PUCRS.

Protagonismo Criativo
Aliada à tecnologia, essa proposta é baseada no conceito Maker, que tem como propósito incentivar o protagonismo dos estudantes por meio de um trabalho colaborativo de criação e investigação. A estrutura conta com kits próprios de Robótica e impressora 3D, com aplicações para desenhos de peças tridimensionais.

Incentivo ao esporte
A prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão, evento que reúne, anualmente, cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Pesquisa interdisciplinar
A partir de situações reais que representam um problema a ser resolvido, desafiamos nossos estudantes a buscarem soluções por meio da pesquisa. Dessa forma, o aprendizado é construído de forma contextualizada, possibilitando que os estudantes relacionem diferentes saberes das áreas do conhecimento para desenvolver defesas argumentativas.

Vivências literárias
Proporcionamos aos estudantes o desenvolvimento de habilidades por meio de projetos realizados na área das Linguagens, com atividades que englobam a produção artística e cultural. Para a realização dessas iniciativas, dispomos de espaços diferenciados para exposição de trabalhos, apresentações e trocas de obras literárias.

Intercâmbio
O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de viajar para o Canadá.

Ambientes

Todas as salas de aula são climatizadas e equipadas com lousa interativa, que possibilita maior interação e dinamicidade às aulas. O aprendizado também é desenvolvido em outros ambientes, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Bosque de preservação ambiental
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo
  • Quadras de esporte
  • Ginásio

Outras atividades

Uniforme

O uso do uniforme estudantil completo é obrigatório

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil, além de auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.