Anos Finais (6º ao 9º ano)

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte dessa fase da vida escolar. Nesse período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em sua diversidade.

Protagonismo Criativo
Desenvolvida a partir do conceito Maker, que tem como propósito incentivar o trabalho colaborativo, co-criativo e investigativo dos estudantes, a proposta alia em sua composição uma estrutura tecnológica composta por kits próprios de Robótica com mais de 40 mil peças, além de impressora 3D com aplicações para desenhos de peças tridimensionais. Os espaços incentivam o protagonismo do estudante, colocando-o como agente de suas de decisões e buscando respostas para as mais variadas situações-problemas.

Iniciação Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, incentivando a experimentação e troca de saberes, a investigação e a participação em salões e congressos. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas áreas do conhecimento e têm a possibilidade de participar do Clube de Ciências, uma parceria com a PUCRS.

Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilitam
aos estudantes espaços de convivência, cidadania, aprendizagem e formação de lideranças.

Incentivo ao esporte
A prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão, evento que reúne, anualmente, cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Pesquisa e ensino contextualizados
Os estudantes são estimulados a buscar soluções para situações reais que representam um enigma a ser resolvido. A pesquisa é ferramenta fundamental na condução das situações de aprendizagem, partindo do estudo do contexto em que a situação está inserida, avança para a construção de possíveis soluções através da aplicação dos conhecimentos e finaliza com a defesa argumentativa das soluções
propostas, considerando o olhar sobre as diferentes áreas do conhecimento.

Vivências literárias
Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades por meio de projetos realizados na área das Linguagens, com atividades que estimulam a produção artística e cultural. Os projetos propõem espaços diferenciados para exposição de trabalhos, apresentações e troca de obras literárias.

Ambientes

Todas as salas de aula são climatizadas e equipadas com lousa interativa, que possibilita maior interação e dinamicidade às aulas. O aprendizado também é desenvolvido em outros ambientes, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Bosque de preservação ambiental
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo
  • Quadras de esporte
  • Ginásio

Outras atividades

Uniforme

O uso do uniforme estudantil completo é obrigatório

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil, além de auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.