Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Adaptação
No decorrer do ano, estudantes e pais participam de atividades de integração e adaptação, desenvolvidas com apoio do Serviço de Orientação Educacional (SOE). O objetivo é proporcionar às famílias um ambiente escolar acolhedor e rico em estímulos, facilitando o estabelecimento de vínculos, a socialização e o processo de aprendizagem da criança.

Formação do leitor
O incentivo ao hábito de ler ocorre através de diversas iniciativas na sala de aula, na Biblioteca e em diversos espaços do colégio, onde os estudantes participam de atividades de leitura socializada e pesquisas. O objetivo é despertar o gosto pela Literatura. Dessa forma, a leitura está presente no ambiente escolar de maneira lúdica, descontraída e agradável.

Iniciação Científica
Os estudantes são desafiados à investigação, à experimentação e à troca de saberes através de momentos de discussão e de pesquisa. Trata-se de uma importante estratégia para o desenvolvimento de
habilidades e competências. O conhecimento da pesquisa, colocado na prática, oportuniza a construção gradativa da autonomia intelectual. As atividades são desenvolvidas em diversos espaços da escola, dentre eles o Laboratório de Ciências.

Tecnologias Educacionais
Além da sala de aula, os estudantes desenvolvem o aprendizado nos Espaços Maker 1 e 2, voltado às Tecnologias Educacionais. Participam de projetos que buscam aprofundar novas formas de qualificar a aprendizagem e produções tecnológicas, utilizando kits pedagógicos de Robótica, entre outros recursos.

Ambientes

Todas as salas de aula são climatizadas. A escola oferece outros espaços de aprendizagem, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Parquinho Infantil
  • Biblioteca Infantil
  • Bosque
  • Ginásio de esportes
  • Campo esportivo ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo

Outras atividades

Uniforme

O uso do uniforme estudantil completo é obrigatório

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil completo, além de auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.