Educação Infantil

Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Nesta fase, em especial, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Acolhida e adaptação
A proposta pedagógica marista para a educação das crianças assume o compromisso coletivo de educar e cuidar. Cuidar exige colocar-se em escuta a necessidades, desejos, inquietações. Supõe encorajar ações coletivas, apoiando a criança em desafios e tentativas de explorar seus movimentos no mundo. Proporcionar às crianças e famílias um ambiente escolar acolhedor, facilitando o estabelecimento de vínculos e a socialização é um dos objetivos de nossa proposta.

Ambientes de aprendizagem
Os espaços planejados para a faixa etária das crianças da Educação Infantil visam construir ambientes de aventuras, descobertas, criatividade e desafios, que favorecem a interação entre as crianças, o professor e o meio. O ambiente permite a experimentação e possibilita à criança, através de atividades lúdicas, o desenvolvimento de autonomia, fantasia e aprendizado.

Valorização do brincar
Utilizar a brincadeira como recurso pedagógico requer uma condição: a da criança como protagonista. E para isso, ela necessita de liberdade para viver essa experiência. Nesse sentido, a brincadeira representa um dos principais meios de expressão. O brincar reside no fato de ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores.

Multiplicidade de linguagens
A pedagogia marista valoriza a formação integral por meio da dedicação, da presença, do amor e do respeito ao outro, buscando práticas educativas criativas, contextualizadas e significativas para as crianças. A multiplicidade de linguagens, presente na proposta marista, visa garantir a possibilidade das diversas formas de expressão da criança, seja através da linguagem corporal, plástica, matemática, lógica, de desenhos e grafismos, da leitura e escrita ou da música e sonoridades.

Ambientes

A escola conta com um prédio com estrutura completa adequada esse nível de ensino. Os espaços planejados para a faixa etária da Educação Infantil visam construir ambientes de aventuras, descobertas, criatividade e desafios. Todas as salas de aula são climatizadas. Além disso, a escola oferece outros espaços de aprendizagem, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Parquinho Infantil
  • Pracinha
  • Ateliê
  • Refeitório
  • Mochilódromo
  • Biblioteca Infantil
  • Bosque
  • Ginásio de esportes
  • Campo esportivo ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo

Outras atividades

Avaliação

Na Educação Infantil, a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, realizada a partir da observação processual do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens. A família é comunicada semestralmente do desempenho da criança, por meio de pareceres descritivos.

Uniforme

O uso do uniforme estudantil completo é obrigatório

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil completo, além de professoras auxiliares nas turmas e auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.

Requisitos para Educação Infantil

• Nível 2: 4 anos completos até 31/3