Ensino Médio

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética, espiritual, da autonomia intelectual e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o estudante marista é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil do Marista Ipanema (GEI) e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilitam aos estudantes espaços de convivência, cidadania, aprendizagem e formação de lideranças.

Produção textual
Os estudantes são desafiados a desenvolver as cinco competências da prova de Redação do Enem. Busca-se trazer do cotidiano escolar os argumentos para a defesa de um ponto de vista. Assim, na interdisciplinaridade com a História, a Literatura ou a Filosofia, tem-se o combustível argumentativo para desenvolver temas de relevância social.

Foco no Enem e vestibulares
A carga horária ampliada no Ensino Médio, de 33 períodos semanais, visa à preparação para ingresso na universidade. Ao longo do ano, são realizadas atividades preparatórias, voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. A preparação inclui orientação profissional, palestras, simulados, debates e oficinas que envolvem aspectos importantes como orientações aos estudos, tempo para realização das provas, dicas sobre a avaliação, critérios de correção e estrutura das provas.

Voluntariado
A partir de vivências, o Voluntariado permite aos adolescentes e jovens irem ao encontro de diferentes realidades na sociedade em que vivem, questionando sua forma de agir e de pensar as relações que se estabelecem. Pautado na cultura da solidariedade, partilha de valores, visões e pontos de vista, fomenta o protagonismo juvenil e contribui para a construção do projeto de vida de cada estudante.

Iniciação Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, incentivando a experimentação e troca de saberes, a investigação e a participação em salões e congressos. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas áreas do conhecimento e têm a possibilidade de participar do programa de pré-graduação (Pré-Grad) da PUCRS.

Incentivo ao esporte
A prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão, evento que reúne, anualmente, cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Orientação Profissional
Por meio de dinâmicas que envolvem o autoconhecimento, o projeto de orientação profissional busca criar espaços para reflexões e vivências, a partir de atividades que estimulam o estudante ao reconhecimento das habilidades e competências necessárias para as escolhas profissionais.

Ambientes

As salas de aula são climatizadas e equipadas com o sistema Apple TV, que, além de possibilitar maior interação e mobilidade do professor em sala de aula, permite o uso de diversos aplicativos e recursos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado também é desenvolvido em outros ambientes, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Bosque de preservação ambiental
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo
  • Quadras de esporte
  • Ginásio

Outras atividades

Uniforme

O uso da parte superior (camiseta, moletom, casaco) do uniforme estudantil é obrigatório. Na parte inferior, é exigido o uso de calça azul ou preta

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil, além de auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.