Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento.

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.

Foco no Enem e vestibulares
Ao longo do ano letivo, realizamos atividades preparatórias com as turmas do Ensino Médio, especialmente do 3º ano, voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares. A preparação inclui orientação profissional, palestras, simulados, debates, oficinas e eventos especiais, que envolvem aspectos importantes, como organização para os estudos, estrutura e tempo para realização das provas, dicas sobre as avaliações e critérios de correção.

Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do nosso cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil do Marista Ipanema (GEI) e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilitam aos estudantes espaços de convivência, cidadania, aprendizagem e formação de lideranças.

Produção textual
Os estudantes são desafiados a desenvolver competências com base na prova de Redação do Enem. De modo interdisciplinar, buscamos trazer do cotidiano escolar os argumentos para a defesa de ideias e proposições de intervenção. Assim, os jovens encontram o repertório necessário para o aprofundamento de temas com relevância social.

Voluntariado
A partir de vivências, o Voluntariado permite aos jovens irem ao encontro de diferentes realidades sociais e refletirem sobre suas concepções, ações e relações que estabelecem. Pautado na cultura de solidariedade, partilha de valores e pontos de vista, incentiva o protagonismo juvenil e contribui para a construção do projeto de vida de cada estudante.

Pesquisa Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, incentivando a experimentação e troca de saberes, a investigação e a participação em salões e congressos. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas áreas do conhecimento e têm a possibilidade de participar do programa de pré-graduação (Pré-Grad) da PUCRS.

Incentivo ao esporte
A prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão, evento que reúne, anualmente, cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Intercâmbio
O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano EF e 1º ano viajam para o Canadá, o 2º ano para a Inglaterra e o 3º ano para a Austrália e Nova Zelândia.

Ambientes

As salas de aula são climatizadas e equipadas com o sistema Apple TV, que, além de possibilitar maior interação e mobilidade do professor em sala de aula, permite o uso de diversos aplicativos e recursos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado também é desenvolvido em outros ambientes, como:
  • Laboratório de Ciências
  • Espaços Maker 1 e 2 | Tecnologias Educacionais
  • Bosque de preservação ambiental
  • Salão de Eventos
  • Galpão Crioulo
  • Quadras de esporte
  • Ginásio

Outras atividades

Uniforme

O uso da parte superior (camiseta, moletom, casaco) do uniforme estudantil é obrigatório. Na parte inferior, é exigido o uso de calça azul ou preta

Segurança

O colégio conta com identificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme estudantil, além de auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.