Intercambistas mandam notícias do Canadá

Os estudantes Augusto Baisch de Souza, Carolina Silveira Martins, Enzo Pinós Binotto, Gabriela Dellamora Paim, Valentina Grunewald Paim Vinicios Borges de Moura, do 9º ano do Ensino Fundamental do Marista Ipanema, que estão participando do Intercâmbio Marista no Canadá, enviaram notícias sobre as atividades que estão desenvolvendo junto com outros 133 estudantes maristas.

O tour da última semana proporcionou momentos de grandes descobertas e aprendizados: o contato com a diferente cultura, a língua inglesa e francesa, os jogos de liderança e os estímulos de independência.

A primeira parada foi no Bark Lake, com atividades diferenciadas, como esportes de aventura - como canoagem, arco e flecha, arvorismo e habilidades de sobrevivência. As atividades estimularam características de liderança e trabalhos em equipe.

Dentro desta rotina de contato com a natureza e aventuras, os intercambistas desenvolveram também a autonomia: cada um é responsável pelos seus materiais, mala, por organizar suas coisas, dentre outros.

Após, a parada foi em Quebec, Ottawa e Montreal. Nas três cidades mencionadas, os alunos ficaram imersos em história e cultura local. Conheceram o Parlamento em Ottawa, Museu de história do Canadá e a parte francesa no distrito de Quebec.

Provaram da culinária típica local, puderam interagir entre si e divertiram-se em grupo. No retorno à escola, seguiram tendo aulas e oficinas.

A amizade e a solidariedade destacaram-se no grupo. Ajudar os colegas a superar os desafios e os momentos de maior dificuldade foi um dos grandes aprendizados desta experiência.

Dividir o apartamento com outros colegas, manter organizados seus objetos, gerenciar os recursos, controlar o horário, respeitar as normas regras e costumes, determinar o momento de parar e cuidar do corpo, dormir, comer, descansar; tudo isso contribuiu positivamente para o crescimento e amadurecimento dos estudantes.

Ao final dos estudos, os intercambistas tiveram a formatura, momento em que recebem o diploma da Columba International College pelas aulas e oficinas das quais participaram.

Hoje, 2/8, o grupo de estudantes e educadores retorna ao Brasil, com muitas histórias e vivências na bagagem.

Veja mais fotos.

Sobre o Intercâmbio Marista

Ao longo de três semanas, os estudantes são acolhidos na Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, na cidade da Província de Ontario.

Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com estudantes de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo, a liderança e a autonomia. Os participantes do programa, que são acompanhados por educadores maristas, recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque até a volta ao Brasil.