Para mais de um nível

Diferenciais de Rede

Aplicativo Marista Virtual
Sempre atentos à necessidade de inovar nos processos pedagógicos, os Colégios Maristas desenvolveram o aplicativo Marista Virtual. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos,
utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do cotidiano escolar. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo apresenta diversas funcionalidades: agenda, consulta financeira,
boletim, pareceres da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, avisos direcionados, informações institucionais, publicações/notícias e atualização de dados.

Formação continuada para educadores
A busca constante pela formação dos professores e colaboradores faz parte do cotidiano escolar, por meio de momentos de estudo, capacitação e integração, que ocorrem durante encontros de formação, reuniões pedagógicas e Jornadas Pedagógicas. Os educadores também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação.

Formação humano-cristã
Momentos de formação levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Há também a Pastoral Juvenil Marista (PJM), grupo de jovens que promove a evangelização e formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e espiritualidade marista.

Incentivo ao esporte
Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, o espírito de equipe, a liderança, a convivência e a amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos colégios e das unidades sociais maristas.

Parceria com a PUCRS
São realizadas iniciativas com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como formação de educadores, desenvolvimento de atividades em laboratórios, Centros de Eventos, Museu de Ciências e Tecnologias, Parque Esportivo, além de interação com os cursos de graduação e atividades de Iniciação Científica.

Robótica Educacional
Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, os estudantes e educadores constroem maquetes e robôs em grupo, para solucionar situações-problema, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade. Todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.

Intercâmbio estudantil
Conhecer outros países e culturas é uma das principais formas de ampliar conhecimentos e horizontes. Para viver isso na prática, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes, oferecendo aos estudantes do Ensino Médio oportunidades de viagem para Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia.

Preparação para Enem e vestibulares
Conteúdos trabalhados por áreas do conhecimento, contando com material didático diferenciado e ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os Colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo, com testes e questionários que detalham o perfil do estudante e dos educadores maristas.