Pastoral Juvenil Marista - PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

 
“Cremos no espírito transformador e criativo da juventude que,
no amor e na esperança, alimenta seus sonhos.”
Credo da Pastoral Juvenil Marista
 
 

PJM Ipanema no Encontro de Jovens Maristas 2016

A experiência grupal acontece de maneira processual, através de experiências e acompanhamento. 

O grupo constitui um lugar de crescimento, amadurecimento, formação e realização pessoal e comunitária, porque cria laços profundos de fraternidade. É um espaço onde permite-se partilhar critérios, valores, visões, pontos de vista e a elaboração de um Projeto de Vida.

A PJM Ipanema constroi, diariamente, sua identidade, buscando através dos grupos UPA (Unidos pelo amor), JS+ (Juntos Somos Mais), US1S (Unidos Somos Um Só) e CMM (Construtores de um Mundo Melhor) exercer o protagonismo estudantil. Os grupos são compostos por estudantes do 7º ano EF ao 3º ano EM, divididos por séries e faixas etárias.
 


Primeiro encontro da PJM 2017