Estudantes do N3A protagonizam trabalhos sobre a Copa do Mundo

Da troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo da Rússia surgiu o interesse do nível 3ª, da Educação Infantil, de conhecer mais não só sobre o evento, mas também sobre os países participantes. Em assembleia, as crianças externaram suas dúvidas e curiosidades e, em uma posição de protagonistas do seu aprendizado, criaram o projeto O Mundo e a Copa.

Sob orientação da educadora Caroline de Moura, os estudantes produziram trabalhos com diferentes materiais. O esporte foi abordado na pintura de um campo de futebol em vidro com as posições e números dos jogadores, no trabalho com peças de madeira na mesa de luz - em que a turma pode se colocar como técnico e pensar o melhor esquema tático para a seleção brasileira, e na confecção de um campo de futebol com sucata e para jogar com os dedos.

Já o estudo dos países foi desenvolvido por meio da pintura das bandeiras preferidas e construção das mesmas no espaço Makere da marcação, em um mapa, dos países que participaram da Copa da Rússia, além da pesquisa dos continentes e dos fusos horários com ênfase para a diferença entre Brasil e Rússia. A turma também construiu um gráfico relacionando as idades ao futebol: os estudantes com 5 anos na coluna do penta e aqueles com 6 anos na coluna do hexa.

A proposta da Educação Infantil Marista é de que a turma trabalhe em grupos, de modo que um auxilia o outro, criando e fortalecendo laços afetivos. Essa troca e interatividade foram observadas pela professora, que enfatiza a participação dos estudantes: “A resposta das crianças foi muito positiva, elas participaram e se envolveram com todas as propostas”. A educadora ressalta que a criança é um ser plural com diversas potencialidades e, por isso, é importante escutar o que a turma traz e proporcionar vivências que envolvam a escuta e a observação. “Foi isso que fizemos no trabalho sobre a Copa, e, assim, tivemos como resultado aulas divertidas e repletas de descobertas” – relata Caroline.

Veja mais fotos.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.