Saiba mais sobre o 9º ano do Ensino Fundamental

Com a base na legislação do Ministério da Educação, desde 2008, os Colégios Maristas vêm implantando gradativamente o Ensino Fundamental de nove anos. Tal ampliação busca garantir uma educação de qualidade e uma estrutura curricular no EF em que “o aluno, centro do planejamento curricular, será considerado como sujeito que atribui sentido à natureza e à sociedade nas práticas sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e social” (Resolução CNE/CEB nº 7/2010, p. 6).

O 9º ano EF é um importante momento para que o estudante possa consolidar competências e aprendizagens construídas ao longo de todo o Ensino Fundamental. E, consequentemente, ingressar no Ensino Médio mais preparado.

O 9º ano do EF é fundamental na preparação do estudante para o EM

Conheça os diferenciais do 9º ano EF no Marista Ipanema:

Carga horária: no 9º ano EF os estudantes têm um total de 28 horas-aula por semana. Foi acrescentado um período de aula em cada um dos seguintes componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Inglesa.
  • O Ensino de Ciências da Natureza, que totaliza uma carga horária de 4 horas-aula semanais, possibilita uma abordagem interdisciplinar das Ciências, permitindo o diálogo entre a Física, a Química e a Biologia, articulando os conhecimentos com o contexto de Ecossistema, Sustentabilidade e Energia.
  • Sistema Marista de Avaliação (Sima): avaliação externa que analisa os resultados acadêmicos desenvolvidos nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apontando as possibilidades e estratégias de atuação para qualificar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
  • Simulado: é oferecido com o objetivo de qualificar os conhecimentos desenvolvidos e preparar os estudantes para avaliações de larga escala.
  • Intercâmbio para o Canadá: conhecer outros países e culturas é uma das principais formas de ampliar conhecimentos e horizontes. Para viver isso na prática, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes, oferecendo aos estudantes um período de estudos com duração de 3 semanas, normalmente no mês de julho, por adesão.
  • Projetos de Transição dos Ensino Fundamental para o Ensino Médio: com o objetivo de adaptar gradualmente os estudantes à nova fase de estudos e de vida, o Serviço de Orientação Educacional e a Pastoral Escolar desenvolvem atividades sobre a rotina do Ensino Médio com vivências que acontecem em sala de aula e fora do Colégio.
  • Saídas de Estudos: organizadas conforme o planejamento das Áreas de Conhecimento, para facilitar a aprendizagem e desenvolver diferentes competências e habilidades.

Projetos extraclasse:
  • Pastoral Juvenil Marista (PJM): espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.
  • Voluntariado: a partir de experiências vivenciais, contribui para a cultura da solidariedade e partilha de valores. Fomenta o protagonismo juvenil e contribui para a construção do Projeto de Vida de cada estudante.
  • Modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquete, futsal e futebol 7.
  • Robótica: promove a inserção da tecnologia e do empreendedorismo no cotidiano dos estudantes, dinamizando aprendizagens e desenvolvendo o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e outras potencialidades.