Estudantes do Ir. Jaime participam de Escola de Desprincesamento

Na última quinta-feira, 23/3, as estudantes Daphne Henrique e Bruna Antunes do 2ºEM e a bibliotecária Annie Casali participaram do Seminário Escola de Desprincesamento representando os estudantes do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – AL/RS.

Bibliotecária com as estudantes e a professora Daniela Pavani

O evento contou com a presença da coordenadora de campanhas da ONU Mulheres, Amanda Lemos, Prefeita de Cristal, Fábia Ritcher, Deputada Estadual, Manuela D’ávila, professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Jane Souza e a professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, Daniela Pavani.

Debate reuniu diversas representações - Foto: Guerreiro | ALRS

Para Amanda Lemos da ONU Mulheres, “essas diferenças formulam-se na sociedade na qual desde a infância meninos são tratados como mais fortes, mais capazes e sem a necessidade de expressar emoções, ao contrário das meninas que são categorizadas, em sua maioria, para serem donas de casa, cuidar o casamento e a maternidade”, ressalta a coordenadora.

Amanda Lemos, coordenadora de campanhas da ONU Mulheres - Foto: Guerreiro | ALRS

A Professora do Instituto de Física da UFRGS, Daniela Pavani desenvolve um projeto chamado Meninas na Ciência, que propõe maior permanência de mulheres nos cursos de exatas e o estímulo para meninas ingressarem em profissões desta área. Daniela destacou a importância que a escola tem no processo de compreensão dos preconceitos que são atacados já na infância como gênero, opção sexual e etnia. “Através de diversas ferramentas podemos promover uma educação igualitária e sem machismo, trabalhando para modificar a relação entre meninos e meninas desde a infância onde constatou-se que é preciso desenvolver espaços seguros para as meninas e a conscientização da diferença de tratamento entre os gêneros” alertou Daniela.

professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Daniela Pavani - Foto: Guerreiro | ALRS

Este conteúdo que as estudantes do Marista Ir. Jaime adquiriram no evento, será compartilhado com os estudantes, os professores e os pais, para o estímulo de uma educação sem machismo e que reconheça o espaço da mulher.

O evento ainda contou com representações da Procuradoria da Mulher do Senado, da AL/RS e da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, da Secretaria de Educação do Estado e do Município de Porto Alegre, do Fórum Municipal de Educação, Associação dos Trabalhadores em Educação no Município de Porto Alegre - ATEMPA, Centro dos Professores do Estado do RS – CPERS/Sindicato, do Centro de Enurese e Distúrbios Miccionais – CEDIM e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM.