Estudantes do Marista Ir. Jaime lançam foguetes em aula de Física

No dia 13/4 os estudantes do 2º ano EM do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, realizaram o lançamento de foguetes elaborado pelos próprios jovens. O professor de Física, Márcio Marques Lopes de Oliveira, preparou os estudantes para a atividade, abordando as Leis de Newton. A construção e o lançamento fizeram parte do processo iniciado em sala de aula.

O professor conta que a atividade promove um conhecimento sobre as Leis de Newton. “Além de lançar os foguetes, os estudantes deveriam registrar o tempo de permanência no ar e a distância que o foguete alcançou, para depois realizar os cálculos de altura atingida e velocidade de saída”, explica Márcio.

De acordo com o professor, “aprender pode tornar-se um momento agradável, onde o espaço de aula, como o conhecemos, pode ser desconstruído e substituído por um momento de orientação e parceria”, analisa.

Para a estudante do 2ºanoEM, Diele Machado Gomes, o aprendizado vai além da aula de física. “Não tinha noção de que um foguete, feito por mim, de garrafa pet poderia ir tão longe. Meu foguete voou 40m. Além de aprender sobre as Leis de Newton, pudemos ver que temos muita capacidade e simples materiais podemos realizar um lançamento de foguetes”, comenta.

Os jovens registraram as distâncias que cada lançamento alcançou. O melhor lançamento chegou a marca de 63m de distância.  Os foguetes ainda estão sendo aperfeiçoados para que novos lançamentos sejam realizados.

Durante o mês de abril os estudantes da turma 221 do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus foram desafiados a construir um foguete, para relacionar coma as Leis de Newton, estudadas em sala de aula. Buscar compreender suas aplicações e aspectos físicos importantes em sua elaboração.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.