Estudantes visitam Núcleo de Tecnologia Solar da PUCRS

Na quarta-feira, 5/7, os estudantes do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, que participam do Grupo de Pesquisa Jaime Solar, realizaram uma saída de estudos ao Núcleo de Tecnologia Solar da PUCRS NT Solar TECNOPUC, para conhecer as pesquisas desenvolvidas por este núcleo que é um dos maiores centros de pesquisas do gênero no Brasil. 

 


Estudantes visitaram o NT Solar da PUCRS

 

Para o estudante do 3º Ano EM, Ayron Sudré Figueiredo a acolhida foi muito especial. "O laboratório tem um acesso bem restrito, muita gente gostaria de ter essa oportunidade e nós pudemos aproveitar muito bem esse momento, já que estamos estudando muita a energia solar. Fui tratado pelos pesquisadores do laboratório como um colega de pesquisa. Me senti muito especial com essa saída de estudos", declara o estudante. 

 


Estudantes conversando com o Professor Mussa

 

A estudante Eduarda Blanco, também do 3º Ano EM, falou que frequentar o ambiente de um laboratório de pesquisa universitário é uma realidade diferente. "Apesar de estarmos no terceiro ano e vendo a universidade 'batendo à porta', esses momentos que temos a oportunidade de realizar essas visitas são muito importantes. Aprender sobre células solares, como elas são desenvolvidas desde início do processo, foi uma experiência muito nova para nós", analisa Eduarda 

 


Estudantes participam de Curso com a professora Aline Cristiane Pan

 

 

Os estudantes tiveram um dia bem diferente. Pela manhã conheceram a estrutura do laboratório de pesquisas com o professor Mussa e à tarde tiveram uma palestra com a coordenadora do Curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS, Aline Cristiane Pan

 

Grupo de Pesquisa Jaime Solar 

 

Coordenado pela nutricionista e pelos professores de Física e História, tem o objetivo de criar um grupo de trabalho que está pesquisando alternativas para a utilização da energia solar, incluindo a construção de fogão solar, proporcionando melhorias no preparo de alimentos e baixo custo para a comunidade.  

 

O Núcleo de Tecnologia 

 

Em maio de 2004, através de um acordo de cooperação técnico-científica, foi implantado, nas instalações do NT – Solar da Faculdade de Física da PUCRS, o Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica CB-Solar - com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT - entre outras entidades. núcleo tem como objetivo desenvolver dispositivos fotovoltaicos que reduzem o custo da energia elétrica obtida diretamente da conversão da energia solar. A linha de pesquisa relativa a células solares centra-se no desenho, fabricação e caracterização destes dispositivos. 

 

O NT-Solar/CB-Solar está constituído de 950 m2 de laboratórios especializados, sendo 210 m2 de salas limpas específicas para produção de células solares e módulos fotovoltaicos em escala experimental ou pré-industrial. Atualmente estão sendo desenvolvidos vários projetos de pesquisa, com a colaboração de alunos de graduação bem como de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.