Marista Ir. Jaime acolhe escolas no #VemProJaime

Na manhã desta quarta-feira ,27/9, o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus recebeu as escolas da comunidade do Bairro Mario Quintana, para os estudantes e professores conhecerem o colégio e as possibilidades oferecidas nesta Unidade Social. As escolas participantes foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Timbaúva, EMEF Wenceslau Fontoura e EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

Diretor-geral do Cesmar, Irmão Odilmar Fachi, acolhendo os alunos visitantes

A atividade iniciou com as boas-vindas do diretor-geral do Cesmar, Ir. Odilmar Fachi, que agradeceu a presença das escolas. Estudantes do marista Ir. Jaime receberam os jovens no ginásio, onde apresentaram os projetos e atividades: Jaime Solar, Horta e Gastronomia, Voluntariado, Iniciação Científica, Dança, Esportes, Grêmio Estudantil Irmão Jaime – GEIJ, Intercâmbio no Canadá, Pré Grad PUCRS, Orientação Profissional e a Pastoral Juvenil Marista.

Estudantes falaram um pouco sobre o trabalho do voluntariado

Um dos momentos importantes que acontecem no colégio e o Momento Jaime, onde acontecem reflexões sobre temas do cotidiano e os estudantes cantam o hino nacional. Os estudantes convidados participaram de um Momento Jaime especialmente planejado para eles.

Estudantes de escolas vizinhas participam do Momento Jaime

Os estudantes participaram do lanche com os estudantes do colégio e agradeceram o alimento em um momento de reflexão e de oração.

Momento de oração e agradecimento pelo alimento

Após o lanche no refeitório, os jovens se reuniram em seus colégios para o momento do Bem na Foto, onde a escola visitante reúne os alunos e professores para uma foto com a Boa Mãe.

Professores e alunos da Escola EMF Timbaúva

Para o professor de história da EMEF Timbaúva, Leandro Fonseca, fazer essa visita ao colégio foi muito importante para ele e para seus alunos. “Foi a primeira vez que vim aqui conhecer o Marista Ir. Jaime e ver o que é desenvolvido aqui é demais. Realmente o jovem do Timbaúva tem um ambiente de infinitas possibilidades. O intercâmbio Cultural que os estudantes apresentaram e compartilharam suas experiências no Canadá é um diferencial de ensino que possibilita ao jovem uma abertura e uma nova perspectiva de mundo, onde enxerga um mundo além da comunidade”, comenta o professor.

Intercambista Vinicius que foi para o Canadá conhecer uma nova cultura e aprender Inglês

Já para o estudante do 9º Ano, Daisson Henrique da Silva Vieira, uma das oportunidades que chamou a atenção foram as capacitações profissionais e de orientação profissional. “Eu já fui educando do Polo e sei o quanto é importante esse trabalho de desenvolvimento profissional. Essas oportunidades que são oferecidas na PUCRS e na UFRGS são importantíssimas, temos que aproveitar”, analisa Daisson.

Nosso mascote Champito fez sucesso com os alunos e professores

O #VemProJaime é um evento para incentivar as inscrições de novos estudantes para o ano letivo de 2018. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria do Colégio.

Documentação para inscrição | cópia legível e original

- RG e CPF de todos integrantes do Grupo Familiar, maiores de 18 anos;

- Certidão de nascimento, RG e CPF de todos os menores de idade integrantes do Grupo Familiar;

- Assalariados: três últimos contracheques de todos os membros do Grupo Familiar maiores de 18 anos que possuam renda e cópia da carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil, do último emprego com carteira assinada e a página seguinte);

- Aposentados: comprovante do INSS, com valor bruto recebido e o motivo da aposentadoria. Extratos bancários não serão aceitos como comprovante de aposentadoria;

- Microempresários: carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil, do último emprego com carteira assinada e a página seguinte); Pro-Labore; imposto de renda de pessoa física e imposto de renda de pessoa jurídica se houver. No caso de empresas baixadas ou inativas, apresentar, respectivamente, certidão de baixa e declaração de inatividade.  Se não houver pro-labore apresentar declaração de próprio punho;

- Desempregados: carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil, do último emprego com carteira assinada e a página seguinte) e declaração a próprio punho informando que não trabalham.

- Trabalhadores informais: carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil, do último emprego com carteira assinada e a página seguinte) e declaração a próprio punho informando o que faz e quanto recebe;

- Trabalhadores rurais: declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais informando o valor recebido; declaração do imposto de renda pessoa física e declaração do imposto territorial rural (ITR);

- Estagiários: contrato de estágio e carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil, do último emprego com carteira assinada e a página seguinte).

- Cópia completa da última declaração do imposto de renda entregue à Receita Federal (de todos os maiores de 18 anos declarantes), se houver;

- Pensão Alimentícia: três últimos comprovantes de recebimento de pensão alimentícia. Se não houver recebimento de pensão, fazer declaração a próprio punho informando que não recebe;

- Comprovante de residência: conta de água, luz, telefone, cartão, declaração do CRAS ou Associação dos Moradores, caso não houver nenhuma conta;

- Comprovante do aluguel e/ou financiamento do imóvel DEMHAB (último mês);

- Histórico escolar atualizado. Caso o documento não esteja disponível, aceitamos para a inscrição um atestado de conclusão/frequência do ensino fundamental, 1º e 2º ano do ensino médio.

Atenção:

- Estudantes menores de idade devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis;

- A inscrição apenas será realizada caso a documentação solicitada esteja completa, inclusive com o histórico escolar ou comprovante de escolaridade;