Marista Ir. Jaime envia intercambista para o Canadá

Os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista preparam para este mês a maior delegação de intercambistas da educação básica gaúcha. Ao todo, 166 estudantes de 16 escolas maristas se dividirão em viagens multiculturais para a Europa e América do Norte. O primeiro grupo já embarcou na sexta-feira, 7/7, rumo à Inglaterra. A escola que está recebendo os intercambistas é a University of Reading, situada em Reading, a aproximadamente 50 minutos de Londres. Já o segundo grupo tem como destino o Canadá, com viagem marcada para amanhã, 11/7. Durante três semanas, os estudantes serão acolhidos na Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, Província de Ontario. 


Projeto está no seu sexto ano de história

O Colégio Marista Irmão Jaime Biazus estará representado com o estudante Vinicius Ferreira da Silva, do 2º Ano EM,  que participará desta 6ª edição.


No envio do estudante Vinicius ao Canadá, estudantes rezaram pela viagem do colega.

O estudante contou como foi a escolha para representar o colégio. "Foi muito bom, inicialmente todos os estudantes da turma que queriam viajar colocaram os nomes no quadro. A turma escolheu três representantes. Isso foi feito nas outras duas turmas de 2º Ano EM. Os 9 estudantes escolhidos foram enviados para a direção e as coordenações escolherem no Conselho Técnico Administrativo e Pedagógico do Colégio - CTAP, e lá me escolheram. Em um Momento Jaime, o Ir. Fachi deu a notícia de que eu havia sido escolhido", lembra


Durante o envio, o vice-diretor Sérgio, falou que todos são capazes

Vinicius não esperava que fosse contemplado com essa viagem. "Enão esperava que teria uma oportunidade dessas na minha vida. Mesmo depois de tanto tempo, ainda estou surpreso com essa viagem. Eu nunca pensei em viver isso até porque eu não acreditava em mim. Seja por viver em um meio onde não se acredita muito nas nossas capacidades, onde tem muito preconceito por viver na favela, então a gente acaba desacreditando em nós mesmos e deixando de querer viver e acabamos nos deixando levar pelo que as pessoas querem para nós. Mas depois dessa indicação, meus colegas, professores e a direção me mostraram que acreditam em mim e que eu posso ter muitas experiências e oportunidades", relata o jovem.


Vinicius recebeu os aplausos e incentivos dos colegas

O estudante relata que hoje pode enxergar um Vinícius antigo e um novo. "Hoje eu vejo o antigo Vinicius como um Guri que não pensava na vida e fazia as coisas sem pensar, por impulso. Hoje eu já penso nas minhas atitudes antes de agir e já penso em algo melhor para a minha vida", vibra o adolescente com a mudança de vida que teve


Estudante Vinicius com a colega de turma, Amanda Lopes. 

Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com estudantes de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo, a liderança e a autonomia. Os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque, até a volta ao Brasil.