Marista Ir. Jaime promove Encontros de Formação

Nos dias , 28/2, 1º e 2/3, o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus realizou no Cesmaria, o encontro de formação para os estudantes do 1º Ano EM. Durante estes dias os estudantes das turmas 211, 212 e 213 participaram de formações e atividades para integrá-los ao ambiente escolar. O encontro reuniu cerca de 120 estudantes nos três dias de formação. 
 

Estudantes participaram da dinâmica do relógio
 
 
No início de cada manhã, os estudantes tomaram café e em seguida foram para o galpão Cesmaria (no Cesmar). A primeira dinâmica que participaram foi a dinâmica do relógio. Os jovens receberam um desenho de um relógio com espaços para agendar horários e foram convidados a trocar horários com os colegas. Nos horários marcados os estudantes conversaram sobre o porquê de estudar no Marista Ir. Jaime, como está se sentindo nestes primeiros dias de estudante do Marista Ir. Jaime e quais as principais diferenças que notaram nos primeiros dias de aula.
 

Ao ar livre, escreveram textos e partilharam sobre as dinâmicas
 
 
Logo após essa dinâmica foi abordado o vídeo Educação no Brasil e confrontaram a realidade do vídeo com a realidade dos colégios em que cursaram os Anos Iniciais e Anos Finais. Colocaram no papel suas percepções dessa realidade.
 

Estudantes descrevendo as realidades das escolas no Brasil
 
Na oficina, ministrada pelo técnico de informática, Márcio de Andrade, e a orientadora educacional, Olga Chelkanoff Thier, foram pontuadas as múltiplas possibilidades que o colégio oferece, incentivando o aproveitamento dessas oportunidades, pois abrem um vasto horizonte no crescimento intelectual e humano. Outro assunto abordado pelos educadores foi o cuidado com a exposição pessoal nas redes sociais.
 
À tarde o fotógrafo Betinho Casas Novas, 28 anos, enviou um vídeo para os estudantes falando sobre os obstáculos que superou nas favelas cariocas.
 

Fotógrafo Betinho Casas Novas
 
No final de cada encontro os jovens escreveram um texto falando sobre os seus desejos e sonhos que querem realizar no Marista Ir. Jaime. 
 
 
Betinho Casas Novas
 
Betinho Casas Novas, tem 28 anos, nascido e criado no Complexo do Alemão, é palestrante e fotógrafo há 10 anos, formado em 2008 em reportagem fotográfica. Atualmente é Fotojornalista especialista em coberturas de operações militares e conflitos urbanos pelo jornal Voz das Comunidades no Rio de Janeiro. É comentarista de segurança pública do jornal SBT Rio e vencedor de três prêmios nacionais com fotografias do cotidiano, conflitos e dia a dia das favelas cariocas. Betinho teve imagens publicadas em grandes jornais do mundo como: The New York Times, Revista Times, The Guardian, El Pais e The Idependent, além de ser pauta no documentário Complexo, da Rede Globo, no RJ. Trabalhou com Caco Barcelos no Profissão Repórter, em São Paulo. É amante e fanático pela fotografia, promove oficinas fotográficas para algumas crianças na comunidade do Alemão, para driblar a violência na comunidade. Deu aulas de fotografias também no alemão. Flamenguista e carioca da gema, tem como base a comunicação participativa, sempre na imparcialidade, eternizando momentos do dia-a-dia, conflitos e prazeres da comunidade.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.