Marista Ir. Jaime reinicia Projeto Sexualidade

Na manhã de quarta-feira, 11/4, o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus em parceria com o Posto de Saúde da Família Timbaúva, reiniciou os encontros do Projeto Sexualidade. Encontros mensais abordam temáticas da sexualidade e afetividade.


Médico, enfermeiros e agentes comunitários orientaram os participantes

A Assistente Social do Marista Ir. Jaime, Karen Kingeski, conta que o projeto iniciou após uma análise sobre o déficit de informações, por parte dos estudantes, acerca dos diversos assuntos sobre a sexualidade. “Em 2012, quando iniciamos o projeto, tínhamos em torno de 9 meninas grávidas. Observamos a gravidez na adolescência e então procuramos fazer uma parceria com o posto de saúde, e assim criar um projeto que contemplasse a promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos. Planejamos em 2012 e começamos o primeiro projeto em 2013. O índice de gravidez nas adolescentes começou a diminuir aqui no Colégio e ano passado (2016) tivemos uma estudante grávida”, explica Karen.


Estudantes participaram da primeira reunião do projeto
 

Karen conta ainda que um dos grandes benefícios que o projeto tem trazido à comunidade é levar um maior conhecimento em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs, e a importância do uso de camisinha. “Os estudantes possuem um pouco de vergonha inicialmente, mas depois se soltam e ficam mais à vontade para conversar com as agentes. Foi criado um grupo no facebook para os estudantes e a comunidade em geral para uma troca de informações”, completa a Assistente Social.

Neste encontro foram abordados os Direitos sexuais e as violências de modo geral.

Veja o tema dos próximos encontros:

·         Maio - Planejamento Familiar

·         Junho - Planejamento Familiar

·         Julho - Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

·         Agosto - Gravidez e aborto

·         Setembro - Prevenção de câncer de colo de útero, mama e próstata

·         Outubro - Alimentação e saúde bucal

Novembro - Dúvidas e sugestões dos encontros anteriores

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.