Rede Marista inaugura nova unidade no Bairro Mário Quintana

Na última sexta-feira, 2/3, foi inaugurado oficialmente o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, localizado onde já funciona o Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar. Em uma cerimônia emocionante, a direção do colégio recebeu autoridades, representantes de outras escolas maristas e da sede provincial, familiares do Ir. Jaime, além de líderes comunitários. 

O evento começou com um momento de reflexão e contextualização. Diego Farias, coordenador de Pastoral e responsável pela formação humana no Cesmar, trouxe à tona os caminhos traçados por São Marcelino Champagnat e seguidos por Ir. Jaime Biazus com o objetivo de propor uma educação de qualidade para crianças e jovens, principalmente os mais desamparados. 

O diretor do colégio, Ir. Odilmar Fachi, lembrou que essa nova unidade representa também um sonho da comunidade. “Celebramos hoje o nascimento de mais um filho da Rede Marista, que deve ser cuidado e amparado por todos para que cresça forte”, declarou o diretor. Já o coordenador da Gerência Social, Irmão Pedro Ost, falou sobre a caminhada percorrida até a aprovação da nova unidade e destacou a importância do trabalho dos professores na construção de um mundo mais justo e fraterno, através da educação.

 
O diretor do novo colégio Marista, Ir. Odilmar Fachi comparou o momento com o nascimento de um novo filho
 
O nome do novo colégio é uma homenagem a um dos pioneiros da ação solidária e da Assistência Social na Rede Marista. “Ir. Jaime foi um dos grandes responsáveis para a viabilização de projetos como esse que celebramos hoje. Incansável, ele seguia os passos de São Marcelino, promovendo a educação para todos”, ressaltou Ir. Gilberto Zimmermann Costa, vice-provincial e superintendente da Província Marista do Rio Grande do Sul. 
 
Também presente no evento, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, afirmou que o trabalho desempenhado pelos Maristas está plenamente consolidado e faz diferença nas comunidades mais vulneráveis da Capital. “Conheço o compromisso e o empenho na construção de valores e cidadania, especialmente nas regiões da cidade que mais que precisam de ação social”, afirmou Fortunati. 
 
Prefeito Fortunati destacou a obra dos Irmãos Maristas na capital
 
Após os discursos, o diretor do Colégio, Ir. Odilmar, os representantes da Província Marista, Ir. Gilberto e Ir. Pedro e o prefeito Fortunati acompanhados pela líder comunitária Dona Maria Deloi, Padre Alexandre Griebler, da paróquia Divino Pai Eterno e por Francisco Biazus, representando a família Biazus, realizaram o descerramento da placa do novo colégio. Em seguida, os presentes puderam conhecer as instalações do novo educandário, enquanto Pe. Alexandre abençoava os ambientes.
 
Direção e convidados inauguraram oficialmente o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus
 
O evento prosseguiu com uma apresentação dos educandos das oficinas culturais do Cesmar. Os futuros alunos do Colégio Marista Irmão Jaime deram um show de hip-hop e capoeira embalados pelas batidas da percussão. Em seguida, um grupo de alunos do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus e o diretor Ir. Odilmar Fachi, brindaram a nova unidade e agradeceram a todos pelo empenho na realização desse sonho. 
 
Educandos do Cesmar apresentaram um pouco de hip-hop, percussão e capoeira
 

Comentários (3)

gustavo zenzen

Mais uma obra para servir a comunidade! Parabéns a toda equipe deste projeto!

Responder
Irmão José Carlos da Silva Bittencourt

certamente Deus concede suas bençãos aqueles que fazem o Reino acontcer aqui e agora!!!!!!!!!!!sucesso e properidade a esta unidade social!!!!!!!!

Responder
Diego Farias

A inauguração do Cólégio Ir. Jaime Biazus é um brinde à missão, ao trabalho e à solidariedade de tantas vidas doadas pela causa de São Marcelino. Que Deus nos conceda, cada vez mais, graças por esta causa Diego Farias

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.