Terceirão participa de palestra do Senac Comunidade

No dia 11/5 os estudantes do do 3º Ano EM, do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus receberam educadores sociais do Senac Comunidades para um debate sobre o mercado de trabalho para o Jovem. A palestra é parte da 12ª Feira de Oportunidades – Quem se Destaca, Muda de Vida, ação desenvolvida pela entidade nas escolas.

Estudantes do terceirão puderam eslarecer dúvidas
sobre o mercado de trabalho

O palestrante, educador social Eleonai dos Santos, começou a palestra falando do Jovem Aprendiz que se destaca neste momento de crise. “Uma das principais características que os empregadores procuram avaliar é o relacionamento interpessoal. Se o jovem não possui essa capacidade, o risco de ser desligado é muito alto. Então é necessário ter empatia, colocar-se no lugar do outro”, salienta Elionai.

Educador Social, Eleonai dos Santos, falando para os estudantes

Para ele outro ponto importante é o colaborador sentir-se realmente parte da equipe. “Se eu tenho dois jovens em uma área, e o trabalho deles é carregar um fardo de 100Kg. Se uma pessoa faltar, a outra terá o dobro de trabalho. Então tem que ter noção de que se um faltar, ele prejudica toda uma cadeia de relações”, completa Eleonai.

Estudantes buscam informações sobre a atual situação do
mercado de trabalho para o jovem

Senac Comunidade

Fundado em 15 de maio de 1995, o Senac Comunidade oferece cursos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). O programa tem o objetivo de capacitar gratuitamente estudantes de baixa renda, em cursos voltados para as áreas de comércio, de bens, serviços e turismo. Além disso, a unidade é reconhecida nacionalmente pela sua expertise em inclusão de jovens e adultos com transtornos psicossociais no mundo do trabalho. Com atividades teóricas e práticas, as capacitações inserem jovens no mercado de trabalho, por meio de parcerias feitas com empresas da região.

Vencedora de diversos prêmios, entre eles o Troféu Prata do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP, em 2015, a escola atende cerca de 1500 pessoas por ano, através de cursos de Aprendizagem Profissional Comercial e de Capacitação Profissional. Cursos para pessoas com deficiência e atividades em comunidades carentes parceiras também são realizados pela escola, que funciona das 8h às 18h, no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.