Após SIMJOPA, estudante é convidada para 3ª maior simulação do país

A 2ª edição da Simulação Interna do Marista João Paulo II (SIMJOPA) foi realizada há algumas semanas e os estudantes já estão prontos para novos desafios. Dessa vez, em nível internacional. A estudante do 3º ano EM e diretora de comitê nas duas edições da SIMJOPA, Raquel Negrão, foi convidada para participar da SPMUN (em inglês, a sigla significa São Paulo Model United Nations), a maior simulação do Estado de São Paulo, a terceira maior do país, e uma das maiores da América Latina.


Neste ano, a estudante discursou na solenidade de abertura da SIMJOPA

Fluente em inglês e espanhol, Raquel embarca para São Paulo no próximo mês, para o evento que se realiza de 3 a 7/7 e garante: essa não é mais uma simulação como tantas que já participou. “Estou bem animada! Para participar, é necessário ter mais de 10 simulações e eu simulo desde 2014, em alguns eventos. A cada simulação que se participa, mais experiência e visibilidade se ganha. Quando se é responsável por uma simulação, como fui na SIMJOPA, a visibilidade é maior ainda! Sempre pratiquei visando simulações internacionais, como a SPMUN, e agora vou! É um sonho, porque realmente trabalhei e dei o meu melhor, doando 110% de mim, para poder ser reconhecida. Estou muito feliz mesmo!”, vibra.


Em 2016, Raquel escreveu um artigo para a revista Em Família 

Além das vivências dos estudantes nas simulações externas e internas, a preparação é diária e conta com a participação ativa dos professores. Segundo Raquel, as aulas de Constituição, ministradas pelo professor Eurípedes Braga, de Literatura, as noções de Direitos Humanos e da importância da ONU nas aulas do professor Adilson Lima, de Filosofia, e o incentivo do professor de História, André Pessoa, são exemplos práticos disso. “Todos os professores me apoiaram muito e isso nos ajuda bastante. Graças a eles, aprendi muito e tenho bastante segurança em dizer que estudo no Marista João Paulo II”, finaliza.

                                                                                                                                      

O que é a SIMJOPA?

A SIMJOPA é mais um espaço de aprendizagem e de novas vivências, que possibilita aos estudantes do Ensino Médio uma ampliação do currículo e a construção de conhecimentos conectados com o mundo contemporâneo. A simulação de corpos externos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Brasil tem como objetivo a compreensão do funcionamento dos órgãos e o debate diplomático sobre temáticas nacionais e globais.

Durante a simulação, divididos em comitês, os estudantes abordam temas de geopolítica; aprofundam conhecimentos sobre diversos países e vivenciam situações de crises que exigem posicionamento, diálogo e a construção de soluções pacíficas.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.