1ª Dica de Leitura | Outubro

Periodicamente, a equipe da Biblioteca Cultural Marista seleciona algumas dicas de leitura, por segmento, de obras que fazem parte do acervo do Colégio. Confira!

Educação Infantil

O monstro que adorava ler - Lili Chartrand

À beira de uma floresta encantada, um monstro assustador encontra um estranho objeto, que ele cheira e lambe. Não tem gosto de nada! Com raiva, joga-o no chão. No entanto, esse objeto admirável vai mudar completamente sua vida e seu humor. Uma história engraçada, surpreendente e tocante sobre a magia dos livros e o prazer da leitura.

Cachorros não dançam balé - Anna Kemp e Sara Ogilvie

 

Filé não é um cachorro como os outros. Ele não faz coisas de cachorro, tipo xixi no poste ou ficar se coçando ou beber água da privada. Não, ele gosta de luar, e de música e de andar na ponta dos pés. Filé acha que não é um cachorro... Ele acha que é uma bailarina! Um livro divertido e original sobre um cachorrinho que tem uma grande personalidade! E sonhos maiores ainda.

Caderno de Rimas do João - Lázaro Ramos

Caderno de Rimas do João é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas, de temáticas diversas. João nos apresenta, de um jeito divertido, diversos assuntos do nosso dia-a-dia.

Anos Iniciais

Frida Kahlo - Chirimbote

Decidimos nos aventurar e conhecer um pouco sobre grandes mulheres e homens da nossa história. E começamos por uma das muitas mulheres que não se conformaram em fazer o que esperavam delas. Por isto Frida Kahlo é a antiprincesa (ou princesa asteca, talvez) retratada nesse livro: uma mulher que mostrou o corpo embora fosse manca, que pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida, e que, apesar de todos os seus sofrimentos físicos, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo não só para ela, mas também para muitas outras pessoas.

Salsichas Galácticas: uma aventura espacial - Max Brallier, Rachel Maguire e Nichole Kelley

Eu sou Cosmo, o garoto terráqueo. Sou o capitão da nave Salsicha Néon. Vivo me metendo em confusão, mas minha maior paixão é a culinária – quando não estou ocupado em salvar o mundo, é claro. Junto com Herman, meu melhor amigo, vendo o melhor cachorro-quente da galáxia. Enquanto passamos os dias cruzando o cosmos, preparamos o mega cachorro-quente, fugimos de vermes mutantes, piratas zumbis do espaço e robôs rabugentos, jogamos videogame e protegemos a galáxia  do mal supremo. Viram como sou um cara incrível?

Karius e Baktus - Thorbjorn Egner

Karius e Baktus, cujos nomes são corruptelas de “cárie” e “bactéria”, são dois minúsculos irmãos trolls, seres fantásticos do folclore escandinavo. Como todo bom troll, estão por trás de travessuras, feitiços e malfeitos, e vivem escondidos em cavernas — nesse caso, buracos que cavam nos dentes de Jens, um garoto louco por guloseimas que não costumava escovar os dentes depois de comê-las.

Anos Finais

Minha vida fora de série: 4ª temporada - Paula Pimenta

Após um traumático término de namoro, Rodrigo e Priscila seguem seus caminhos separadamente. Enquanto ela parte rumo à Nova York para tentar uma nova vida, Rodrigo quer esquecer tudo que passou e viaja para o Canadá, onde encontra os irmãos. Mas algumas lembranças são difíceis de apagar, e deixá-las para trás é muito mais complicado do que ele poderia imaginar. Será que novos amores teriam o poder de curar seu coração? Ou ele precisa confrontar de vez o passado para finalmente se libertar?

Dentista Sinistra - David Walliams

O novo livro de David Walliams vai surpreender os leitores com uma história horripilante, mas também muito engraçada. Alfie é um menino de 12 anos que tem pavor de dentista. Ele tem tanto medo que há seis anos não pisa em um consultório dentário, desde que sofreu um grande trauma ao arrancar um dente. Quando uma nova dentista chega à cidade, Alfie percebe que há algo sinistro em torno dela. Ele e a amiga Gaby resolvem dar uma de detetives, a fim de descobrir por que a nova dentista, a Srta. K. Nall, anda distribuindo doces sem açúcar e uma pasta de dentes que mais parece um ácido capaz de fazer buraco em pedras. Mas Alfie vai se ver em uma grande enrascada quando sua investigação o levar a ficar amarrado na cadeira da dentista enquanto ela arranca todos os seus dentes!

A fantástica viagem do pequeno cidadão

Inspirada pelas letras das músicas de Arnaldo Antunes, lançadas em um CD só pra crianças em 2009, Januária Alves criou o Pequeno Cidadão - um menino muito esperto, inteligente e curioso. Já nasceu com sete anos e saiu direto do CD cheio de músicas divertidas para as páginas deste livro que você vai ler. Acompanhado de seus amigos, o pássaro uirapuru Tangará, o sapo-boi Coach, a boneca Susi, entre outros, ele vai partir do seu Planeta X e viajar por muitos outros planetas, aprendendo que poder escolher o que queremos fazer na vida é o 'grande X da questão'!

Ensino Médio

O príncipe - Nicolau Maquiavel

 

A grandeza e originalidade de O Príncipe consiste em ter alargado o campo da ciência na política, distinguindo os interesses políticos primários das classes, mas confundindo-os, ao mesmo tempo, em uma monstruosa razão de Estado pela qual o povo é apenas matéria plástica nas mãos do Príncipe.

A revolução dos bichos - George Orwell

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A Revolução dos Bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

O sobrevivente: memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz - Aleksander Henryk Laks

Quem se depara com o simpático semblante do polonês naturalizado brasileiro Aleksander Henryk Laks, 72, não acredita que este senhor resistiu por seis anos em campos de concentração até ser libertado pelas tropas aliadas do nefasto campo de Auschwitz. Sobrevivente dos horrores e atrocidades nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, Aleksander relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.