1ª Dica de Leitura | Setembro

Periodicamente, a equipe da Biblioteca Cultural Marista seleciona algumas dicas de leitura, por segmento, de obras que fazem parte do acervo do Colégio. Confira!

Educação Infantil

Elmer e o Monstro - David Mckee

Elmer é um elefante xadrez, personagem risonho e terno criado pelo fantástico ilustrador inglês David McKee. Este livro conta a história do dia em que Elmer tira uma borboleta de apuros e, mais tarde, recebe sua ajuda também. Mas como será que uma borboleta pode ajudar um elefante?

Um bebê vem aí - John Burningham e Helen Oxenbury

A chegada do bebê se aproxima, e as perguntas que surgem na cabecinha de uma criança pequena são descritas, neste livro adorável, com sensibilidade e humor. Um bebê vem aí é uma preciosidade de dois dos mais renomados autores de livros para crianças do mundo e traduz o amor, a excitação e a confiança do menininho da história, à medida que ele imagina vários possíveis futuros para seu irmãozinho ou irmãzinha. Um clássico, imediato e para sempre.

Nossos livros - Peter Carnavas

Ângelo e Lúcia amam livros. Possuem centenas deles, em todos os cantos de seu pequeno lar. Um dia, precisam se desfazer deles. A família logo percebe que, com a saída dos livros, tudo fica mais difícil e não podem viver sem eles. 
Nossos livros traz uma calorosa celebração da leitura e da maneira como os livros conseguem unir as pessoas.

Anos Iniciais

Elmer e os Hipopótamos - David Mckee

Elmer é um elefante xadrez, personagem risonho e terno criado pelo fantástico ilustrador inglês David McKee. Este livro conta a história do dia em que o rio dos hipopótamos secou e os elefantes tiveram que compartilhar sua água com eles. Houve alguns probleminhas, mas Elmer resolveu a situação, como sempre.

A casa na árvore com 26 andares - Andy Griffiths e Terry Denton

Andy e Terry, personagens desse livro, são autores de livros infantis e moram em uma casa de 26 andares! E a casa fica em uma árvore! Irado!!! E fica melhor ainda: a casa tem piscina, laboratório, uma rampa de skate e um bufê de sorvetes com 78 sabores. Junto com Jill, a amiga apaixonada por animais, os dois estão escrevendo um livro sobre como se conheceram. Mas, como nada é perfeito, existe um problema. E é sério! Esse lugar incrível está em perigo! Um terrível pirata, o capitão Cabeça de Madeira que, aliás, é um velho conhecido de Andy, Terry e Jill, está louco para invadi-lo com seu bando. Será que esse vai ser o fim da melhor casa na árvore de todas? Descubra agora mesmo neste livro sensacional e totalmente imprevisível. Não perca!

Mitos Gregos - Nathaniel Hawthorne

Um dos maiores romancistas norte-americanos de todos os tempos, Nathaniel Hawthorne reconta de forma livre, inspirada e divertida seis histórias clássicas da mitologia grega, narrativas míticas e fabulosas que transcendem o tempo.

Anos Finais

O menino de vestido - David Walliams

Abandonado pela mãe, Dennis vive com o pai deprimido, que proibiu abraços dentro de casa, e o irmão mais velho, com quem não se entende muito bem. Ele gosta de jogar futebol e admirar os vestidos das modelos na Vogue. A vida do menino, porém, muda de uma hora para outra quando ele conhece Lisa, uma colega dois anos mais velha que sonha em ser uma estilista famosa e divide com ele a paixão por moda. Juntos, os dois passam as tardes escondidos no quarto de Lisa experimentando as roupas de seu armário. Certo dia, encorajado pela amiga, Dennis vai à aula usando um vestido, passando-se por uma estudante de intercâmbio. Mas nem tudo sai como o esperado, e logo o disfarce do menino é descoberto. Agora, ele precisará da ajuda dos amigos para mudar a forma de pensar de alguns adultos e colocar sua vida de volta nos trilhos.

História do mundo sem as partes chatas - Dave Rear

Tudo o que você precisa saber desde o Big Bang até Barack Obama, passando pelos bizantinos, pela Peste Negra, pelas duas Guerras Mundiais e conflitos no Oriente Médio, tudo condensado em pequenos capítulos para que você possa finalmente reconstituir todas as diferentes partes da História e entender o que provocou o caos em que vivemos hoje. O autor conta tudo isso de uma forma leve, irônica e divertida. A obra reaviva a sua memória, expande os seus conhecimentos e promete boas risadas.

Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial

Crescemos lendo contos de fadas em que as mulheres são figuras frágeis, sempre dependentes de proteção e ajuda. Este livro reúne vinte e cinco histórias folclóricas de várias partes do mundo que mostram que não é nada disso: as mulheres podem - e devem! - ser as heroínas, donas dos próprios destinos.

Ensino Médio

Gargântua e Pantagruel - François Rabelais

A vida de Gargântua e de Pantagruel é uma pentalogia de romances escrita no século XVI por François Rabelais, que fala das aventuras de dois gigantes: Gargântua e seu filho Pantagruel. O texto é escrito numa veia humorosa, extravagante e satírica, e apresenta muita crueza, humor negro e violência (listas de insultos explícitos ou vulgares preenchem vários capítulos). Os censores da Universidade de Sorbonne tacharam a obra de obscena e no clima social de opressão religiosa que prevalescia, era tratada com desconfiança, e seus contemporários evitavam mencioná-la. De acordo com Rabelais, a filosofia de seu gigante Pantagruel, o "Pantagruelismo", se baseava numa "certa alegria de espírito, confeitada no desprezo pelas coisas fortuitas".

Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo

Lira dos Vinte Anos é um livro de poemas escrito pelo autor romântico brasileiro Álvares de Azevedo (1831-1852), publicado postumamente a partir de 1853 em forma de antologia poética. Originalmente, compôs projeto que seria criado em parceria com Bernardo Guimarães e Aureliano Lessa, chamado As Três Liras, publicado após a morte de Álvares de Azevedo. Lira dos vinte anos, em suas edições atuais, costuma ser dividida em três partes, mas originalmente Álvares de Azevedo a planejou com somente duas partes. A primeira parte está ligada a Ariel, anjo bom da obra A tempestade, de Shakespeare. A segunda parte, ligada a Caliban, outro personagem shakespeariano, demônio disforme. Enquanto os poemas de Ariel exibem sentimentalismo extremo, amor platônico e melancolia, os de Caliban são demasiado mórbidos, sarcásticos e irônicos.

Crepúsculo dos ídolos - Nietzsche

O Crepúsculo dos Ídolos é nada mais, nada menos, que a declaração de guerra de Nietzsche contra conceitos filosóficos e valores morais, sendo os primeiros, instrumentos ineficientes ou falsos para compreensão e norteamento da humanidade e, os segundos, elementos aviltantes da natureza.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.