2ª Dica de Leitura | Abril

Periodicamente, a equipe da Biblioteca Cultural Marista seleciona algumas dicas de leitura, por segmento, de obras que fazem parte do acervo do Colégio. Confira!

Educação Infantil

Guilherme Augusto Araújo Fernandes - Mem Fox e Julie Vivas

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouviu que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la à Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

Medroso! Medroso! - Tatiana Belinky

É vergonha ter medo diante de uma situação realmente perigosa? Os amigos do Rafa o chamaram de medroso, mas logo tiveram de mudar de opinião.

Um trigre, dois tigres, três tigres - Eva Furnari 

Esse livro traz conhecidas parlendas e trava-línguas da cultura folclórica brasileira. As parlendas e os trava-línguas são as brincadeiras orais prediletas das crianças. O desafio é dizê-los sem errar, e cada vez mais rapidamente. Com ilustrações bem-humoradas e a delicadeza de sempre, Eva Furnari desperta o interesse, a curiosidade, a sensibilidade e o prazer do leitor.

Anos Iniciais

Eu tropeço e não desisto - Giselda Laporta Nicolelis

Pedra no caminho todo mundo tem. Sem nenhum obstáculo a ser vencido, a vida não teria muita graça. A gente precisa de coragem, persistência e um pouco de ousadia. Sorte também ajuda. Mas a sorte... essa é a gente quem faz, basta querer.

Caras encaradas - Fanny Abramovivich

Sarah é uma garota negra e evangélica. Tato, um menino branco e judeu. São amigos inseparáveis, que dividem alegrias e travessuras. Um dia, discutem e descobrem que têm opiniões diferentes sobre algumas pessoas. Resolvem, então, compará-las – não é que isso se torna uma brincadeira muito divertida e surpreendente? Há momentos em que concordam, outros em que discordam totalmente, outros ainda em que concordam e discordam um pouquinho. O melhor é que a amizade não se abala com isso, muito pelo contrário!

Novas histórias inteiras - Rosane Pamplona e Dino Bernardi Júnior 

Rosane Pamplona, uma exímia contadora de histórias, nos conta neste livro novas e eternas histórias de diversas tradições. São histórias que privilegiam as forças do pensar - a inteligência, a esperteza, o humor, evidenciando valores milenares, como responsabilidade e amizade. Por isso mesmo, são histórias que devem ser lidas e recontadas para que não se percam nunca, nem as histórias nem os contadores de histórias.

Anos Finais

Charlie e o Grande Elevador de Vidro - Roald Dahl

Charlie ganhou! A famosa fábrica de chocolate do Sr. Wonka agora pertence ao menino. Seus pais, seus três avós que viviam na cama e o agitado Vovô José estavam no Grande Elevador de Vidro, quando, de repente, ele sai do prédio e entra em órbita. Mas não eram só eles que estavam viajando pelo espaço: um imenso hotel espacial, uma nave com três astronautas e um bando de monstros espaciais também estavam em órbita. Esta é a história de como Charlie enfrentou tudo isso, ajudado pelo Sr. Wonka e atrapalhado pelos avós rabugentos.

O mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia recebe bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam à Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de lição em lição, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

O Mágico de Oz - L. Frank Baum

Levado aos palcos e às telas, citado e cantado, lido e relido em todo o mundo, O Mágico de Oz é a mais famosa história infantil da literatura americana. Após a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha terra de Oz, onde precisará, juntamente com seus novos amigos, encarar perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, numa longa viagem de autodescoberta.

Ensino Médio
 
Apologia de Sócrates - Platão 
 
O julgamento de Sócrates (469-399 a.C.) foi um dos fatos históricos mais importantes da Grécia Antiga e até hoje inspira escritores, artistas e filósofos. Em 399 a.C., Atenas estava se recompondo após a derrota para Esparta na Guerra do Peloponeso, tentando consolidar o ainda frágil regime democrático. O posicionamento crítico de Sócrates em relação ao regime democrático pareceu uma afronta aos costumes da cidade e ele foi incriminado, julgado e condenado à morte por envenenamento sob as acusações de não cultuar os deuses da cidade, dentre outras. As acusações não intimidaram o pensador, que decidiu conduzir a própria defesa, dando origem aos textos aqui reunidos.
 
Discurso do método - Descartes

Apontado por muitos como o marco de fundação do pensamento moderno, Discurso do método constitui uma verdadeira declaração dos direitos e poderes da razão sobre um mundo por ela dominado e organizado. Com essa obra, Descartes busca escapar tanto à filosofia tradicional, de base aristotélica, quanto às limitações da teologia, valorizando, acima de tudo, a lógica, a geometria e a álgebra, pois só elas poderiam fornecer-nos a certeza absoluta.

O Almanaque Brasil Socioambiental

O Almanaque Brasil Socioambiental pretende contribuir para a reflexão e o debate sobre o futuro da vida no Brasil e no planeta, buscando colaborar para que a consciência planetária sobre os modelos insustentáveis de produção e consumo atuais se torne mais aguda. Há urgência em alterar estes padrões, do contrário agravaremos ainda mais a crise ambiental na qual vivemos, representada, por exemplo, pelas mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.