Dica de leitura | Férias

Que tal aproveitar as férias escolares para conhecer novas histórias? 

A Biblioteca Cultural Marista separou algumas indicações. Confira! 

Educação Infantil

Toda criança gosta...

O que nos aproxima, senão nossas afinidades? Quais são os valores universais da infância? Essa foi a pergunta que Bia Hetzel se fez para criar este livro e estimular a imaginação de Mariana Massarani. Ao lembrar do que toda criança gosta, as autoras criaram um conjunto de valores capazes de promover a simpatia, a cooperação e a confiança entre as mais diferentes pessoas. Ao perceber afinidades, a criança se reconhece como parte de uma mesma humanidade e abre seu coração ao mundo.

Pedrinho pintor

Será que o valor da pessoa se mede pelo tipo de roupa que ela veste? Este era o problema de Pedrinho pintor, que gostava de roupas com muita cor. Assim, antes de dar sua opinião, leia esta história com muita atenção.

Papo de sapato

Você já imaginou o que aconteceria se o seu sapato falasse? Papo de Sapato mostra a conversa entre pares de sapatos, cheios de histórias para contar, em um lixão da cidade. Surpreendentemente e com muito carinho, Pedro Bandeira dá uma lição de cidadania.

 

Olavo Holofote

Como todo pavão que se preze, Olavo Holofote adora se exibir. Mas as penas não bastam para ele: Olavo quer um livro inteiro para si. E luta, ao longo de 32 páginas, para impedir que outros bichos roubem a cena. A situação é complicada: o urso é famoso demais, o coelhinho é fofo demais, o elefante é grande demais, o passarinho é engraçado demais, o lobo está interessado demais em contos de fadas, e o ratinho é muito legal e prestativo (e já apareceu em mais páginas do que o Olavo gostaria). Assim não dá! Olavo acaba expulsando todo mundo do seu livro. Mas é aí que a brincadeira perde a graça: se exibir para si mesmo e ficar sozinho naquela parte escura e assustadora da floresta? Parece que o Olavo aprendeu a sua lição.

 

Anos Iniciais

O cachorrinho Samba

No colo da vovó, lambendo a orelha dos donos ou brincando com a garotada, o cachorrinho Samba era a alegria da casa. Até o dia em que ele, curioso, decidiu dar uma saidinha... e acabou se perdendo na cidade grande, cheia de perigos, pessoas ameaçadoras e lugares desconhecidos.

 

A bolsa amarela

Trata-se de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio criança não tem vontade - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

 

Gilgamesh contra a morte

No Iraque, cerca de 300 km ao sul de Bagdá, fica a cidade de Warka. Há cerca de cinco milênios, era a cidade de Uruk, governada pelo rei Gilgamesh. Seus feitos, misturados à fantasia, se transformaram em mito. A epopéia de Gilgamesh foi conservada em tabletes de argila inscritos com escrita em forma de cunha (cuneiforme), descobertos em 1853, em escavações na antiga Nínive, onde se acredita ter sido a biblioteca de Assurbanipal. É a aventura de Gilgamesh, que Mustafa Yazbek reconta para os jovens leitores.

 

Histórias brasileiras de cães

Quase todo mundo tem alguma história para contar sobre o seu melhor amigo, o cão. E com os escritores não poderia ser diferente. Nesta antologia de 19 textos — entre contos, crônicas, memórias e trechos de romance —, autores consagrados e talentos promissores da nossa literatura se reúnem para levar ao leitor o que de melhor escreveram sobre o tema. Cada história ganha uma emoção extra com as inspiradíssimas ilustrações de Lelis.

 

Anos Finais 

Assassinato na literatura infantil

A mãe do gordo funda uma Sociedade Cultural e oferece o troféu Visconde de Sabugosa para o escritor que fizer o melhor livro infantil. Além do troféu, o vencedor (ou vencedora) receberá cem mil dólares oferecidos pelo pai do gordo. Um júri de seis intelectuais vai decidir entre os cinco escritores finalistas, quem levará o troféu e o dinheiro. Se houvesse só a votação e a entrega do prêmio, a cerimônia ficaria muito curta. Então na primeira parte do espetáculo são passados no telão cinco pequenos filmes de dez minutos que contam um pouco da vida de cada escritor finalista. Dona Celeste anuncia que a votação vai ter início. Mas um estrondoso tiro rouba a atenção de todos. O que será que aconteceu?

 

A bela e a fera

Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que, no final, se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição você encontra reunidas duas variantes da história: a versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756 e a versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, que é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino. 

 

Contos africanos

Este volume apresenta aos leitores brasileiros os mais representativos autores contemporâneos da África de língua portuguesa. São dez contos de diferentes estilos e temáticas, que traçam um panorama cultural dos países que falam o português, com todas as diferenças e semelhanças que nos permitem comparações com a nossa própria realidade.

 

Extraordinário

Não existe nome mais adequado para este livro: Extraordinário. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, Extraordinário conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

 

Ensino Médio

Dona Flor e seus dois maridos

Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão, Dona Flor e Seus Dois Maridos conta a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.

 

O menino do pijama listrado

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca. O Menino do Pijama Listrado é uma história sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

 

Boneca de ossos

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem, brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram e a missão se transforma em uma jornada de arrepiar.

 

Anjos e demônios

Antes de decifrar o Código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Nesse livro, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.